x

Como funciona a sonegação fiscal nos postos

07/07/2009 00:00:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Como funciona a sonegação fiscal nos postos

Há pelo menos três formas de sonegar impostos no setor de combustível, especialmente na compra e venda de álcool, relataram à reportagem dois sócios de uma distribuidora em Londrina, cujos nomes não serão revelados a pedido deles. ''''Só vendemos gasolina e óleo diesel, porque o comércio de álcool é impraticável em Londrina'''', disse um dos empresários.

Uma das formas de sonegação é a adição de água ao álcool anidro - produto não tributado, pois é destinado exclusivamente para ser adicionado à gasolina - e sua posterior venda como álcool hidratado, aquele para ser usado nos carros a álcool. Neste caso, há sonegação e adulteração. Também há distribuidores que conseguem colocar o álcool da usina diretamente nos postos, deixando de recolher pelo menos 6% do ICMS. A terceira forma é quando as usinas entram no conluio e vendem o álcool sem nota fiscal.

A sonegação é responsável pelo mercado ''''extremamente complicado'''' em Londrina, segundo admite o próprio presidente do Sindicato dos Revendedores do Paraná (Sindicombustíveis), Roberto Fregonese. Há quase uma década, órgãos de defesa do consumidor se debatem para tentar regularizar o setor; empresários respondem ações criminais por crimes contra a ordem econômica, como a prática de cartel; alguns já foram presos.

Na semana passada, revendedores disseram à reportagem que existe Dumping no mercado, uma forma criminosa de nivelar os preços abaixo do custo e aniquilar a concorrência. Os próprios empresários admitiram ter baixado o álcool para R$ 0,99 porque foram subsidiados por distribuidoras. O Preço voltou a subir na última quarta-feira, em média, 40%. A gasolina subiu cerca de 10%.

Os empresários disseram que o problema dos preços do combustível começa nas próprias distribuidoras. Algumas não têm base, ou seja, operam a partir de pequenos escritórios ''''apenas vendendo nota fiscal'''', como é o caso da segunda modalidade de sonegação.

''''A ANP (Agência Nacional do Petróleo) exige que toda distribuidora tenha um local onde o combustível que vem da usina, no caso do álcool, seja depositado, contabilizado e vistoriado. Essas distribuidoras sem base não têm nada disso'''', afirmou um distribuidor.

De acordo com o empresário, a ''''distribuidora'''' vai à usina, carrega o caminhão e faz a distribuição diretamente nos postos. ''''Às vezes, uma nota fiscal é usada para várias vendas: pagam o imposto apenas uma vez.''''

Problemas operacionais
Recentemente, a Receita Estadual deixou de exigir o lacre nas bombas de combustível, o que permitiria que o dono do posto adultere a quantidade vendida, pagando menos impostos. O mesmo órgão também acabou com os postos fiscais, que deveriam abordar caminhões carregados de álcool para verificar se o imposto foi pago na usina. ''''Isso permite que as usinas vendam o combustível sonegando os impostos.''''

Este, aliás, é outro problema apontado pelos empresários: a forma de cobrança do imposto. No caso da gasolina e do óleo diesel, a Petrobras recolhe todos os tributos incidentes. Na venda de álcool é diferente e o recolhimento passa por duas fases. A usina deve recolher 12% e a distribuidora, 6%, além da substituição tributária. ''''Mas as distribuidoras ''clandestinas'' conseguem sonegar os 6% e vender o combustível mais barato para o posto; óbvio que o dono do posto sabe disso, porque quando consegue Preço mais baixo é porque comprou o produto sem nota'''', relatou um dos empresários.

Para eles, o ideal seria que a usina fosse responsável por recolher todos os impostos. ''''Então, quando as distribuidoras fossem comprar, o Preço seria o mesmo para todos. E seria muito mais fácil fiscalizar as pouco mais de 20 usinas do Paraná do que todas as distribuidoras e postos'''', explicou o empresário. ''''O que queremos é competir em igualdade de condições e poder vender álcool; não queremos virar bandidos sonegadores de impostos'''', acrescentou o outro.

Fonte: Folha de Londrina

Enviado por: Wilson Fernando A. Fortunato

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.