x

Número de microempreendedores mineiros chega a 388 mil

Levantamento do Sebrae em Minas Gerais mostra balanço das formalizações em 2013 e cidades com maior quantidade de empreendedores.

31/01/2014 10:22:09

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Número de microempreendedores mineiros chega a 388 mil

Minas Gerais contabilizou 113,9 mil novos microempreendedores individuais (MEI) em 2013, um aumento de 34% em relação a 2012. Depois de cinco anos da regulamentação da lei que criou o MEI, já possui 388,4 mil de trabalhadores nessa categoria e está entre os três estados com o maior número de MEI no país.

Os segmentos comércio de artigos do vestuário e acessórios, cabeleireiro e bares representaram aproximadamente 23% das formalizações no estado. Outras atividade com grande concentração de formalizados foram obras de alvenaria, lanchonetes, serviços de estética e beleza e serviços de eletricista.

Durante o ano, o maior número de formalizados mineiros foi registrado em outubro: 11.340 empreendedores. As regiões Centro (169,3 formalizados) e Sul (59 mil formalizados) concentram mais da metade dos microempreendedores individuais cadastrados no estado.

No ranking das cidades mineiras com o maior número de formalizados estão: Belo Horizonte, Contagem, Uberlândia, Juiz de Fora, Betim, Montes Claros, Ribeirão das Neves, Governador Valadares. No último ano, Ipatinga superou a quantidade de formalizados em Uberaba e passou da 10ª posição para a 9ª.

O microempreendedor individual é a figura jurídica criada pela Lei Complementar nº 128, de 19/12/2008. Para se formalizar nessa categoria é necessário faturar no máximo R$ 60 mil por ano, não ter participação em outra empresa como sócio ou titular, ter até um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria e estar enquadrado na lista de atividades permitidas.

Entre as vantagens oferecidas está o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) , que facilita a abertura de conta bancária, o pedido de empréstimos e a emissão de notas fiscais. Os formalizados também têm acesso a outros benefícios como auxílio-maternidade, auxílio-doença, aposentadoria, possibilidade de vender para pessoas jurídicas e órgãos do governo, entre outros.

A formalização é feita no site www.portaldoempreendedor.gov.br . Os empreendedores podem buscar mais informações nos pontos de atendimento do Sebrae em Minas Gerais espalhados pelo estado ou no próprio Portal do Empreendedor.


Simone Guedes

Fonte: Agência Sebrae

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.