x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Empresários recorrem a crédito pessoal

No Estado de São Paulo, micro e pequenos industriais recorrem a financiamentos pessoais para manter o negócio

05/02/2014 09:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Empresários recorrem a crédito pessoal

No Estado de São Paulo, micro e pequenos industriais recorrem a financiamentos pessoais para manter o negócio. Os empréstimos pessoais, seja de bancos, amigos ou parentes, são a opção de 37% dos empresários, enquanto 37% conseguem o financiamento corporativo.

Os dados são de pesquisa feita em dezembro pelo Datafolha para o Simpi (sindicato da micro e pequena indústria) com 305 empresários do setor. Do total, 23% disseram não tomar empréstimos, e 3% usam outras opções.

O acesso ao crédito é considerado difícil por 44% dos donos de microindústrias e por 34% dos donos de pequenas indústrias. A pesquisa considera microempresas aquelas com até nove funcionários e pequenas as que possuem até 50.

A dificuldade de tomar empréstimos impediu um crescimento mais rápido da empresa Kuatro Kantos, que faz chinelos, diz Valdete Pena, 47. Para sustentar a empresa, ela usa recursos da rescisão do emprego anterior.

Ela conta que, como o negócio foi registrado como atividade de MEI (Microempreendedor Individual), há um ano e meio, as instituições financeiras não ofereciam opções vantajosas. "Mesmo tendo imóvel e máquinas para dar como garantia, não encontramos nenhuma opção interessante em bancos, fora o cheque especial, e com valor pequeno." 

Fonte: Folha de São Paulo

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.