x

Está na hora de juntar a papelada para prestar contas ao Leão

Passo a passo: CRC SP orienta contribuinte a fazer a declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2014

07/02/2014 16:53:44

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Está na hora de juntar a papelada para prestar contas ao Leão

O prazo para a entrega da declaração do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) começa em março, mas o envio de dados é um processo que requer tempo e atenção. Por isso, está na hora de juntar a papelada para prestar, com sucesso, contas ao Leão.

 O CRC SP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo) listou algumas providências que evitarão dores de cabeça, se não forem deixadas para a última hora.

 1º passo: reúna todos os documentos de rendimentos e despesas

 Junte os comprovantes de informe de rendimentos das fontes pagadoras e das instituições financeiras, os comprovantes de pagamentos passíveis de deduções (despesas com clínicas médicas, psicólogos, hospitais, tratamentos odontológicos) e todos os documentos que motivaram a variação de patrimônio de um ano para outro (venda e compra de carros, imóveis, terrenos ou quaisquer outros bens ou direitos).

 O prazo final para as empresas entregarem o informe de rendimento aos seus funcionários ou beneficiários é dia 28 de fevereiro.

 Outra maneira rápida de conseguir o informe de rendimentos é verificar se a fonte pagadora permite a impressão do documento diretamente do site da empresa.

 2º passo: faça o download do programa gerador da declaração

 Baixe o programa do IRPF 2014, disponível no site da Receita Federal – www.receita.fazenda.gov.br.

 3º passo: importe os dados da última declaração

 Se estiver usando o mesmo computador onde fez a declaração do exercício de 2013, poderá importar automaticamente os dados, durante o processo de download do programa IRPF 2014.

 É possível também importar os dados de um backup existente em pendrive, CD ou qualquer outra base de dados.

 Caso contrário precisará digitar os dados básicos de cadastro e relação de bens novamente.

 4º passo: confira e atualize informações antigas

 Leia todas as páginas e, quando necessário, atualize informações.

 O conselheiro do CRC SP Sebastião Gonçalves explica que uma situação comum é a mudança do nome e CNPJ de algumas empresas prestadoras de serviços. “Isso acontece em decorrência de  fusão, cisão ou incorporação.   Por isso, o contribuinte precisa fazer a atualização. Os dados declarados devem ser exatamente os mesmos dos documentos que tem em mãos”, alerta.

  5º passo: Receita indica o modelo de declaração

 Insira na base de dados do programa IRPF todos os rendimentos e despesas, sem exceção, independente do modelo da declaração. Durante o preenchimento, o programa da Receita indicará automaticamente a opção mais vantajosa para o contribuinte – Simples ou Deduções Legais, também chamado Completa.

 “Engana-se a pessoa física que pensa que será beneficiada ao deixar de declarar alguma despesa. A cada inserção de dados, o programa mostra o formato de declaração que traz mais vantagens tributárias aumentando o valor da restituição ou diminuindo o imposto a pagar”, explica Sebastião.

 6º passo - Faça o download do programa de transmissão de dados

 Para enviar a declaração é necessário baixar o programa Receitanet 2014, também disponível no site da Receita. O programa é responsável pela transmissão dos dados.

 7º passo: errou? Dá tempo de corrigir

 Até o dia 30 de abril, prazo final para envio da declaração, os contribuintes podem fazer qualquer tipo de correção e, inclusive, alterar o modelo selecionado – Simples ou Completa.

 Ao se lembrar de algum rendimento ou despesa não declarada, basta acessar o sistema, fazer a inclusão e observar o novo e mais vantajoso formato de declaração que será indicado.

 Tabela Progressiva para o cálculo anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física para o exercício de 2014, ano-calendário de 2013.

Base de cálculo anual em R$

 

Alíquota %

 

Parcela a deduzir do imposto em R$

Até   20.529,36

-

-  

De   20.529,37 até 30.766,92

7,5

1.539,70  

De   30.766,93 até 41.023,08

15,0

3.847,22  

De   41.023,09 até 51.259,08

22,5

6.923,95  

Acima   de 51.259,08

27,5

9.486,91  

 

 Mais informações para a imprensa

 Assessoria de imprensa do CRC SP
Denise Kelen - [email protected]
Fone: (11) 3824-5400 ramal 1145 / 96076-0589

Partnersnet Comunicação Empresarial

Fone: (31) 3029-6888 

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC SP

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.