x

Imperatriz sedia Encontro Nacional de Administradores Tributários

O Encontro, que reúne representantes dos 26 Estados e do Distrito federal do Brasil, é um dos principais fóruns de discussão de dirigentes das Secretarias de Fazenda.

12/03/2014 07:08:35

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Imperatriz sedia Encontro Nacional de Administradores Tributários

A Cidade de Imperatriz, segunda maior do estado, foi escolhida para sediar o 51º Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (ENCAT), que acontece entre os dias 11 a 14 de março, nas dependências do Hotel Imperial, localizado na BR-010, ao lado do maior centro de compras da região.

O Encontro, que reúne representantes dos 26 Estados e do Distrito federal do Brasil, é um dos principais fóruns de discussão de dirigentes das Secretarias de Fazenda. O ENCAT tem por finalidade desenvolver e disseminar modernas técnicas de fiscalização e controle, uniformizando procedimentos entre os estados e o Distrito Federal.

O Secretário Cláudio Trinchão, que acompanha os preparativos finais da organização do evento, destacou como tema central a discussão do Novo Modelo de Fiscalização de Empresas e Mercadorias em Trânsito, especialmente o controle de operações interestaduais, onde ocorrem as principais práticas de evasão fiscal.

O Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda, tem participado de todos os projetos desenvolvidos no âmbito do ENCAT, como o desenvolvimento da nota fiscal eletrônica, conhecimento de transportes eletrônicos e o Projeto Brasil ID ¿ o mais novo sistema eletrônico de monitoramento de mercadorias, com utilização de documentos fiscais eletrônicos e da tecnologia RFID (Sistema Nacional de Identificação, Rastreamento e Autenticação de Mercadorias por radiofreqüência).

O Secretário Cláudio Trinchão, antes de assumir a direção da SEFAZ, atuou na coordenação do ENCAT, quando ocupava o cargo de gestor chefe da Célula de Gestão para Ação Fiscal.

Segundo Cláudio Trinchão, ”o ENCAT tem adotado o caminho da praticidade e efetividade na busca de soluções para o combate a evasão fiscal, e para tanto adotou o modelo de parcerias com outras entidades, destacando-se o Sistema Público de Escrituração Fiscal (SPED) , que é uma solução tecnológica concebida e desenvolvida em conjunto com a Receita Federal do Brasil (RFB), SERPRO e SUFRAMA”.

O 51º ENCAT terá, ainda, na sua pauta, os temas: A importância das compensações financeiras, domicílio e processo tributário eletrônico, Nota Fiscal eletrônica do consumidor

A cidade de Imperatriz, que sedia o evento, conta com 250 mil habitantes e vai revelar aos participantes um dos pólos de desenvolvimento do Estado, com vocação para prestação de serviços, especialmente o turismo de negócios. Atualmente, a cidade está apta para a instalação de grandes empreendimentos industriais e imobiliários, como a fábrica da Suzano, Papel e Celulose, que será uma das maiores do mundo.

Fonte: Notícias Fiscais

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.