x

Suspense no Congresso sobre MP da tributação de lucros

As empresas estão na expectativa dos desdobramentos da votação da Medida Provisória (MP) 627, que trata de questões tributárias.

19/03/2014 03:50:42

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Suspense no Congresso sobre MP da tributação de lucros

As empresas estão na expectativa dos desdobramentos da votação da Medida Provisória (MP) 627, que trata de questões tributárias. É natural: a MP muda a tributação dos lucros no exterior de subsidiárias de multinacionais brasileiras, altera a apuração dos impostos federais, promove a adequação da contabilidade brasileira às normas internacionais, reabre prazos de parcelamentos de tributos federais com condições bem vantajosas, extingue o Regime Tributário de Transição (RTT) –, criado em 2007 para evitar aumento de carga tributária com a convergência das regras contábeis.

Publicada em novembro de 2013, a MP teve o prazo de vigência prorrogado e deve ser votada no Congresso Nacional até o dia 21 de abril. Já nesta semana, porém, ela pode ser analisada pela comissão mista que trata do assunto, depois que o relator, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), fizer a leitura do texto que preparou.

Empresários e Mantega

Desde a sua publicação, a norma tem tirado o sono de empresários, forçados a avaliar com cuidado os impactos das alterações em seus negócios. Ressalta, desde logo, a polêmica da tributação sobre as multinacionais brasileiras. Pelo texto original da MP, as companhias teriam cinco anos para recolher os impostos devidos sobre seus lucros auferidos fora do Brasil. O texto do relatório preparado pelo deputado Eduardo Cunha propõe um prazo de oito anos. Após reunião com grupo de empresários em Brasília, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, sinalizou que aceita a proposta, com um desembolso de 17,5% no primeiro ano e a retirada de incidência de juros nas demais parcelas. Mas, segundo o noticiário, o governo não se comprometeu com outros pontos sugeridos pelos empresários, como a reivindicação de que a parcela do lucro reinvestida nas filiais fique livre da tributação.

Marcos S. Jank, representante da BRF na reunião com Mantega, resumiu em artigo no Estadão, a razão da insatisfação das empresas. A MP traz "como conceito central o recolhimento no Brasil da diferença entre a alíquota paga no exterior e os atuais 34% vigentes no País; essa diferença será calculada pela variação patrimonial a cada exercício, independente de os lucros serem reinvestidos no exterior ou remetidos de volta como dividendos". Jank prefere outros modelos: ou o europeu, que dá isenção tributária na origem do investimento (as empresas pagam os impostos nos países destino onde atuam e recebem no seu país de residência isenção total ou parcial dos impostos sobre dividendos que forem repatriados); ou o americano, pelo qual o país de origem dos investimentos tributa os lucros gerados pelas controladas no exterior no momento em que estes são distribuídos para a matriz.

A tarefa das empresas agora é tentar convencer o deputado Cunha a alterar seu relatório em mais um ponto, enquanto esperam o governo decidir se formula ou não uma outra medida provisória.

500 emendas

Cheia de detalhes, com dispositivos que fogem do assunto principal, a MP 627 tem uma centena de artigos e atraiu mais de 500 emendas, colocando o meio jurídico e empresarial em compasso de espera. A incidência de impostos sobre os dividendos é outro ponto polêmico da MP. Isso porque a alteração das regras reaviva uma disputa entre o fisco e os contribuintes, que tem origem na diferença entre o lucro fiscal, apurado de acordo com as regras contábeis vigentes até 2007, e o lucro contábil, que segue as regras internacionais para a elaboração de balanços. O fisco quer tributar essa diferença. Entre 2008 e 2013, as companhias fizeram os balanços e pagaram dividendos de acordo com as regras internacionais da contabilidade. No entendimento da Receita Federal, a distribuição do dividendo só tem isenção até o limite do lucro fiscal. Sobre o excedente distribuído, pelas regras societárias, deve ser pago o Imposto de Renda.

Pelo texto da MP, as empresas nessa situação que tivessem feito a distribuição de dividendos excedentes até a edição da norma estariam isentas de qualquer tributação sobre esse valor. E aquelas que ainda não distribuíram, teriam que pagar o imposto quando o fizessem. Houve uma alteração, no relatório, no dispositivo em questão, beneficiando as empresas ao estabelecer que o lucro excedente é isento de tributação desde que tenha sido pago aos acionistas até a publicação da lei.

O relator acabou com a exigência feita pelo Fisco de que as empresas só estariam isentas da tributação sobre os dividendos com a adesão às regras da MP ainda neste ano e não apenas em 2015. Na hipótese dessa mudança proposta pelo relator passar pelo crivo do Congresso, um dos receios dos contribuintes é um possível veto da presidente Dilma Rousseff. "As empresas esperam a votação do texto final e não decidiram se farão ou não a opção neste ano", disse Elias Cohen Jr., consultor tributário do escritório Bergamini Collucci Advogados.

Nova tributação para as multinacionais à parte, na opinião de especialistas é impossível afirmar com exatidão que as novas regras contábeis trarão aumento de impostos de forma generalizada. A economia no pagamento de tributos ou aumento da carga fiscal vai depender de fatores como o tamanho da empresa, o ramo de atividade. O impacto negativo será sentido a partir de agora pelos bancos e seguradoras, pois o texto amplia o conceito de receita bruta com a finalidade de encerrar uma discussão envolvendo a tributação do Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre as receitas de intermediação financeira auferidas pelo segmento.

Escrituração digital

A coordenadora de Direito na Fadisp, Faculdade Especializada em Direito, Andreia Antonacci, avalia que, caso haja aumento de carga tributária, essa expansão ocorrerá por vias indiretas. Isso porque o texto força a obrigatoriedade da escrituração digital, uma ferramenta tecnológica que confere aperfeiçoamento da fiscalização. "O governo mais uma vez fecha o cerco à sonegação", resume. O texto também prevê punições para os contribuintes que não prestarem as informações no prazo, enviarem dados incorretos ou omitirem informações do Fisco. A multa pode varia de exatos R$ 500 a 5% sobre o valor omitido, inexato ou incorreto. Na prática, de acordo com Andreia, as novas regras mudarão a forma de se fazer planejamento tributário no País, que deverá ser mais preciso.

Por Silvia Pimentel

Fonte: DIÁRIO DO COMÉRCIO - SP

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.