x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Fórum reúne especialistas e autoridades em Porto Alegre para pensar e debater o SPED

Capital de um dos Estados que mais se destacam na área de desenvolvimento de Tecnologia da Informação, a cidade de Porto Alegre se prepara para sediar, no dia 10 de abril (quinta-feira), seu 2º Fórum SPED organizado pela Decision IT...

25/03/2014 14:21

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Fórum reúne especialistas e autoridades em Porto Alegre para pensar e debater o SPED

Capital de um dos Estados que mais se destacam na área de desenvolvimento de Tecnologia da Informação, a cidade de Porto Alegre se prepara para sediar, no dia 10 de abril (quinta-feira), seu 2º Fórum SPED organizado pela Decision IT, empresa provedora de consultoria e soluções para o atendimento do Sistema Público de Escrituração Digital.

Realizado em parceria institucional com o Sescon-RS, o evento reunirá especialistas de todo o Brasil – entre representantes do poder público e da iniciativa privada –, que debaterão, das 8h30 às 18h15, as mais recentes novidades e impactos do SPED e seus subprojetos nas relações entre empresas e governo.

O evento terá início com a palestra “NF-e X eSocial”, proferida por Juliano Stedile, especialista em documentos fiscais eletrônicos da Decision IT. Ele mostrará as diferenças e semelhanças destes dois momentos do SPED, ao buscar respostas a respeito das lições aprendidas com a NF-e que podem servir no momento de atender às demandas do eSocial.

A programação é bem diversificada e abordará os seguintes temas:

10h15 – “A visão da Receita Federal do Brasil sobre o eSocial”, com Daniel Belmiro Fontes, coordenador de sistemas da atividade fiscal da Receita Federal do Brasil, que mostrará como o Fisco encara o Projeto, quais são as responsabilidades dos contribuintes na sua ótica e como será a fiscalização dessa nova obrigação.

10h45 – “A visão do MTE sobre o eSocial”, com o auditor fiscal do trabalho José Alberto Maia, coordenador do Projeto eSocial no âmbito do Ministério do Trabalho e Emprego, que explicará como o MTE percebe a novidade do seu ponto de vista e de que maneira entende quais são as peculiaridades e cuidados que os contribuintes devem ter sobre as informações presentes no eSocial.

11h15 – Debate: “A visão estatal do eSocial”, com Daniel Belmiro e José Alberto Maia, que responderão a perguntas dos participantes.

11h45 – “Malha Fiscal”, com o administrador e auditor Edgar Madruga, coordenador do MBA em Contabilidade e Direito Tributário do Instituto de Pós-Graduação (IPOG), que explicará os atuais mecanismos de fiscalização utilizados pelo Fisco, cada vez mais precisos e eficientes, e quais os reflexos deles no sistema de gestão das empresas.

14h00 – “Os impactos da ECF e da nova ECD”, com Mauro Negruni, sócio-fundador e diretor de serviços da Decision IT, participante ativo dos Grupos de Trabalho de Empresas Piloto do SPED. Ele apresentará o novo cenário contábil-societário-fiscal para 2014, analisando os impactos que a ECF e a ECD trarão para as empresas.

14h55 – “Contratação de serviços de terceiros no eSocial”, com a professora Tânia Gurgel, sócia-diretora da TAF Consultoria Empresarial. Coordenadora da Comissão do SPED da OAB/SP, ela abordará as principais exigências às empresas para a adesão ao eSocial na contratação de terceiros como pessoas jurídicas prestadoras de serviço, autônomos e cooperativas.

15h20 – “Dificuldades do ambiente eSocial para as empresas”, com Jorge Campos, editor do blog SPED Brasil, que explicará os principais desafios que as empresas enfrentarão na compatibilização do seu ambiente à sistemática de funcionamento proposta pelo eSocial.

15h45 – Debate: “A visão das empresas sobre o eSocial”, com Jorge Campos e Tânia Gurgel. A partir do ponto de vista das empresas, ambos discutirão o eSocial e as principais dificuldades dos empresários em adotar as mudanças que esta nova obrigação trará. Também haverá espaço para perguntas.

16h55 – “Pós-validando o SPED”, com o professor Roberto Dias Duarte, um dos mais renomados especialistas sobre o assunto e autor da série de livros Big Brother Fiscal, que recentemente se tornou sócio da NTW Franchising e presidente do Conselho de Administração da companhia. Com toda a sua experiência, ele trará mais informações e conhecimentos, ao abordar o SPED de modo global, analisando seus impactos e benefícios na sociedade.

17h55 – Painel RFB – “Avaliação e futuro do SPED”, com Daniel Belmiro Fontes, que apresentará a avaliação da Receita Federal do Brasil sobre a implantação do SPED desde seu início, implementação, dificuldades e visões de futuro para o projeto.

Serviço

Evento: 2º Fórum do SPED Porto Alegre

Data e horário: 10 de abril, das 8h30 (credenciamento) às 18h15

Local: Hotel Deville Porto Alegre, Avenida dos Estados, 1.909, Porto Alegre (RS) 

Informações: (51) 3019-1001 / na página do evento: www.decisionit.com.br/forumsped2014 ou por e-mail: [email protected].

Patrocínio: Instituto de Pós-Graduação (IPOG), ATIVA – Consultoria e Gestão de Negócios;

Apoio: Portal Contábeis, Baguete, Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação - Regional RS (Assespro/RS), Mauro Negruni.com. br, Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS), Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS), Sindicato dos Contadores do Estado do Rio Grande do Sul (Sindiconta-RS), Jornal do Comércio (RS), Grupo Sinos e Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS).

Jornalista responsável: Wagner Fonseca – Mtb 15155

Fonte: REPERKUT Comunicação

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.