x

Cresce número de empresas que se preparam para o eSocial

Apesar da falta de um calendário oficial sobre o início da obrigatoriedade do eSocial, desde o início deste ano cresceu o número de empresas com equipes dedicadas à implantação do projeto.

03/04/2014 10:56:49

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Cresce número de empresas que se preparam para o eSocial

Apesar da falta de um calendário oficial sobre o início da obrigatoriedade do eSocial, desde o início deste ano cresceu o número de empresas com equipes dedicadas à implantação do projeto.

Uma pesquisa da consultoria PricewaterhouseCoopers (PWC) com diretores de recursos humanos e executivos financeiros (CFO) associados ao Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef) mostra que entre janeiro e março deste ano aumentou de 42% para 51,3% o porcentual de empresas conscientes e comprometidas com as exigências do eSocial e que, inclusive, definiram uma estrutura interna dedicada à implantação do projeto.

O eSocial é o sistema que unifica em um único ambiente online a prestação de informações fiscais, trabalhistas e previdenciárias das empresas para o governo. Apesar de não alterar as obrigações previstas em lei, muitas empresas temem o eSocial em função da necessidade de Investimentos em Tecnologia e da alteração de processos internos. Outra reclamação é a falta de um calendário oficial viável para a implantação.

No atual estágio, grandes empresas teriam que se adequar a partir de outubro deste ano. Já a data para pequenas e médias está em negociação.

Pesquisa. Das 50 empresas que participaram da pesquisa da PWC, a maior parte tem mais de 500 funcionários e é da área de prestação de Serviços e de indústrias dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná e Rio Grande do Sul.

O setor de recursos humanos, mostra a pesquisa, lidera a implantação do eSocial na maioria das empresas. Por outro lado, o jurídico é o que menos participa do processo.

O gerente sênior da PWC Carlos Santiago, responsável pela pesquisa, destaca que é importante a integração entre as áreas das empresas para o sucesso da adequação ao eSocial. Além de RH e jurídico, Tecnologia da informação, contabilidade, fiscal e segurança da informação são áreas envolvidas.

Processos internos (56%), mudança cultural (47%), sistemas e Tecnologia (39%) são os pontos que as empresas acreditam que terão mais dificuldade em lidar.

Após a implantação do eSocial, as principais preocupações que as empresas acreditam que terão são: manutenção da qualidade dos dados e das bases de informação (46%), cumprimento das obrigações no prazo (43%) e aumento dos custos (43%), segundo a pesquisa.

"O desafio não é o primeiro envio de dados, e sim a qualidade e o fluxo que deverão funcionar 100% depois", diz Carlos Santiago.

Mas nem tudo é problema. Dentre os benefícios esperados pelas empresas após a adequação ao eSocial, metade dos pesquisados acreditam que o cumprimento da legislação trabalhista, previdenciária, social e fiscal melhorará. Ao mesmo tempo, 46% preveem maior eficiência dos processos e 36% esperam eliminar erros e reduzir os custos operacionais para o cumprimento das obrigações acessórias. Dentre os menos otimistas, 36% ainda não vislumbram os benefícios.

Pesquisa eSocial

Você acredita que sua empresa está consciente e comprometida com as necessidades do eSocial?

Sim, inclusive foi definida uma estrutura dedicada para a implantação

Janeiro/2014 - 42%

Março/2014 - 51,3%

Parcialmente, pois aguarda o cronograma definitivo de implantação

Janeiro/2014 - 35%

Março/2014 - 30,8%

Não, a minha empresa ainda não iniciou o projeto interno para a adequação ao eSocial

Janeiro/2014 - 21%

Março/2014 - 12,8%

Acompanha a distância, pois entende que o software da folha de pagamento atenderá a todas as necessidades

Janeiro/2014 - 2%

Março/2014 - 5,1%

Fonte:Estadão 

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.