x

Em São Paulo, 1º Exame de Suficiência de 2014, realizado no dia 6, tem novo recorde de inscrições

A primeira edição do Exame de Suficiência em 2014 foi realizada no dia 6 de abril e teve novo recorde de participação. Foram 14.455 participantes no estado de São Paulo, onde a prova foi aplicada na capital e em outras 18 cidades do estado.

07/04/2014 14:58:11

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Em São Paulo, 1º Exame de Suficiência de 2014, realizado no dia 6, tem novo recorde de inscrições

A primeira edição do Exame de Suficiência em 2014 foi realizada no dia 6 de abril e teve novo recorde de participação. Foram 14.455 participantes no estado de São Paulo, onde a prova foi aplicada na capital e em outras 18 cidades do estado. A participação dos candidatos ficou em 82,93%, um número relativamente alto, dado o volume de inscrições. No Brasil, inscreveram-se mais de 55 mil pessoas.

Segundo o representante da FBC (Fundação Brasileira de Contabilidade) no Estado de São Paulo, Sergio Prado de Mello, o 1º Exame de Suficiência 2014 ocorreu de forma tranquila. “A equipe responsável pela aplicação da prova foi rápida em solucionar as dúvidas dos participantes e garantir que o Exame transcorresse sem maiores ocorrências”.

Sergio Prado de Mello, que foi presidente do CRC SP na gestão 2008-2009, considera que a realização do Exame foi um sucesso: “o Exame de Suficiência já está completamente consolidado. Além de contribuir para que os Profissionais da Contabilidade estejam melhor preparados, a prova é um reflexo da qualidade dos cursos de Contabilidade. No geral, a média de aprovação tem sido satisfatória, mas nosso objetivo é que o ensino melhore cada vez mais”.

Ser aprovado no Exame é um dos requisitos para obter o registro profissional em CRC (Conselho Regional de Contabilidade), documento necessário para a atuação profissional na área contábil. Sua exigência foi instituída pela Lei nº 12.249, de 11 de junho de 2010. A aplicação das provas é realizada pela FBC (Fundação Brasileira de Contabilidade) em todo o País.

Preparação

Valdino Dantas Barbosa prestou o Exame de Suficiência em 2012, mas dessa vez estava confiante sobre seu desempenho: “revisei a matéria e estudei as provas anteriores. Acho que dessa vez vai”, declarou o futuro Contador.

Fernando dos Reis Souza prestou o Exame do ano passado para Técnico em Contabilidade e achou que a prova deste ano estava mais elaborada: “achei a prova muito exigente, mas estou confiante que vou passar”.

Ana Carolina de Melo se formou em Ciências Contábeis em dezembro de 2013 e prestou o exame pela primeira vez. Ela trabalha no departamento de Contabilidade de uma grande indústria química e considera o Exame de Suficiência como algo positivo. “É bom porque ajuda a filtrar o mercado de trabalho, evitando que aqueles que não possuem o conhecimento necessário atuem como Profissionais da Contabilidade”.

O bacharel em Ciências Contábeis Kleber Silva de Lima também prestou o exame pela primeira vez e achou a dificuldade da prova razoável. “Eu estudei as provas dos anos anteriores no portal do CRC SP para me preparar. Depois que eu conseguir registro no CRC SP, pretendo continuar estudando e fazer uma pós-graduação ou MBA na área tributária”.

Essa também é a área que Douglas Calil pretende atuar quando conseguir seu registro como Técnico em Contabilidade. Para ele, o Exame é um diferencial na profissão. “É uma forma de destacar os bons profissionais, que já entram no mercado mais preparados”.

Fonte: Portal CRC SP

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.