x

Sudeste concentra prestação de serviço público no país

região Sudeste concentra quase a metade das gerências executivas da maioria das sete instituições federais com atendimento ao público, pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

16/04/2014 12:15:03

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Sudeste concentra prestação de serviço público no país

Ao mesmo tempo, a região concentra pelo menos um terço das unidades de atendimento na maior parte dessas instituições.

Os dados constam da pesquisa “Redes e Fluxos do Território: Gestão do Território”, divulgada nessa quarta-feira.

A pesquisa do IBGE abrange sete instituições federais com grande capilaridade e presença relevante no território nacional: INSS, Ministério do Trabalho e Emprego, Secretaria da Receita Federal, IBGE, Justiça Federal, Tribunais Regionais Eleitorais e Tribunais Regionais do Trabalho. Não foi feita uma análise da qualidade dos serviços, apenas da localização e da quantidade de unidades.

De maneira geral, o IBGE comentou que as regiões com elevado adensamento de municípios podem ter maiores opções de atendimento, na maioria dessas instituições.

No caso do INSS, o Sudeste concentra quase a metade (43%) das unidades de gerências executivas; e mais de um terço (36,5%) das agências de previdência social do país.

No caso do Ministério do Trabalho, do total de 109 gerências regionais, 47,7% ficam no Sudeste; 22,9% ficam no Sul; 21,1% no Nordeste; 5,5% no Norte; e 2,8% no Centro-Oeste.

No âmbito da Receita Federal, a região Sudeste concentra 42% das 97 delegacias existentes no país. Nordeste e Sul contam com 20% cada, seguidas por Norte (10,3%) e Centro-Oeste (6,2%). Já no total de 359 agências da Receita no país, 35,1% se localizam no Sudeste, 27,6% no Nordeste; 22,3% no Sul; 7,8% no Centro-Oeste; e 7,2% no Norte

Em se tratando do IBGE, das 546 agências de coleta e unidades estaduais no País, 195 estão no Sudeste; 149 no Nordeste; 105 no Sul; 49 no Norte; e 48 no Centro-Oeste.

As pesquisas da série “Redes e Fluxos do Território” do IBGE têm o objetivo de ajudar na formulação de políticas públicas, além de gerar maior conhecimento sobre as particularidades de cada região brasileira.

Justiça do Trabalho

O Sudeste é a região que tem a menor parcela de varas de Justiça do Trabalho em relação ao total da população, entre as cinco grandes regiões pesquisadas pelo IBGE, segundo o levantamento.

Ao todo, são 1.459 Varas de Trabalho no país. Desse total, a maioria, 623, se localiza no Sudeste. No entanto, tendo em vista o grande adensamento populacional da região (80,3 milhões de pessoas), esse número representaria uma vara de trabalho para cada 0,2% do total da população da região, o mais baixo percentual entre as grandes regiões pesquisadas pelo instituto.

No extremo oposto, o Norte detém o menor número de varas de trabalho entre as regiões, 117. Mas, como têm menor população do que o Sudeste, com 15,8 milhões de pessoas, a proporção nessa região é de uma vara da Justiça do Trabalho para cada 0,9% do total da população.

A região com o segundo menor número é o Centro-Oeste (136). Sul e Nordeste têm, respectivamente, 278 e 305 Varas da Justiça do Trabalho. No caso do Nordeste, o índice é de uma vara de trabalho para cada 0,3% da população.

Fonte: Valor Economico

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.