x

Família feliz é essencial para obter sucesso no trabalho

O dilema da vida moderna é balancear a rotina do trabalho com a da família, respeitando os dois ambientes sem negligenciar nenhum setor.

17/04/2014 10:17:14

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Família feliz é essencial para obter sucesso no trabalho

O equilíbrio na relação família-trabalho traz benefícios mútuos — é o que comprova o estudo “Uma análise qualitativa das condições facilitadas do enriquecimento na relação entre família e trabalho”, feito por Sowon Kim e Mireia Las Heras, do Instituto de Estudios Superiores de la Empresa da Universidade de Navarra, na Espanha.

Segundo a pesquisa espanhola, há uma maior satisfação em casa quando o trabalho vai bem, e vice-versa. As mulheres entrevistadas pelos estudiosos, por exemplo, disseram que a vida pessoal estável lhes dá mais ânimo para enfrentar os desafios profissionais.

É o que reforça a psicóloga e psicanalista da USP Priscila Gasparini. Em entrevista ao R7, a especialista ressaltou que o clima familiar saudável é essencial para o bom relacionamento fora de casa, seja no trabalho, no caso dos pais, ou então na escola, para os filhos.

— Uma estrutura familiar bem definida torna bem  mais fáceis os papeis que desempenhamos na rua. Influencia em todos os setores, deixando as pessoas preparadas para lidar com os vários tipos de situações, seja na escola ou no trabalho.

Manter uma relação familiar agradável nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente quando adolescentes estão envolvidos. Os pais carregam a responsabilidade nesse caso, e a sua principal arma é o diálogo, afirma a especialista.

— Por meio de conversas, o pai encontra espaço para participar da vida do filho.
 
Participar da vida do filho, porém, não significa vasculhar a mochila dele ou ler o diário dela. Esses são erros gravíssimos! 
 
É preciso respeitar a privacidade do filho e conquistar a confiança dele para que ele se sinta confortável em compartilhar suas conquistas e frustrações. 

Ao mesmo tempo, o pai precisa se abrir para o filho, mostrando a ele detalhes de seu cotidiano, para que ele se sinta parte das decisões da família também. É uma relação de dupla-troca, reforça a especialista.

— Atividades conjuntas também criam intimidade entre pais e filhos. Reserve pelo menos um dia do fim de semana para a família.
 
Depois de uma semana estressante no trabalho, reúna a família para qualquer atividade banal, vale até uma pizza no domingo. Afinal, não há nada melhor para recarregar as energias do que estar com quem se ama, não é verdade?  

Fonte: R7

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.