x

Um em cada quatro candidatos rejeita proposta em processos seletivos

As empresas estão enfrentando um verdadeiro “leilão” para atrair novos talentos

24/04/2014 17:18:04

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Um em cada quatro candidatos rejeita proposta em processos seletivos

É o que revela levantamento realizado pela Page Personnel, uma empresa de recrutamento especializado de profissionais técnicos e de suporte à gestão, parte do PageGroup.

De acordo com levantamento da consultoria, um em cada quatro candidatos tem rejeitado propostas de emprego em processos seletivos. Analistas e coordenadores das áreas de TI, Finanças e Engenharia, onde os salários variam de R$ 4 mil a R$ 8 mil, são os profissionais que mais contribuem para esse cenário.

“Com a falta de talentos no mercado, os candidatos perceberam que conquistaram um poder de negociação. Hoje os profissionais tem um poder de barganha maior e isso tem impactado nas negociações entre candidatos e empresas. Temos acompanhado muitos processos onde o candidato tem desistido na reta final do processo. Isso acontece muitas vezes em decorrência das contrapropostas que esses profissionais recebem das companhias onde trabalham”, conta Roberto Picino, diretor geral da Page Personnel.

De acordo com o especialista, é preciso ter muito cuidado ao declinar uma proposta em um processo seletivo, especialmente nas etapas finais. “Esse mesmo candidato que declina a oferta numa fase tão importante, tem de ter muito cuidado e saber como e quando fezê-lo. Isso pode impactar diretamente na carreira dele. Ele pode deixar de ser convidado para participar de futuros processos seletivos. Outro aspecto que ele deve ponderar é em relação ao seu atual momento na companhia que atua. Têm de pesar sua trajetória e ver se realmente vale mesmo à pena aceitar uma proposta financeira mais vantajosa. Nem sempre é o que prevalece na carreira”, ensina.

Veja abaixo mais algumas dicas de Roberto Picino ao participar de processos seletivos:

- Reflita bastante antes de buscar uma nova oportunidade no mercado. Se essa for a sua opção, esteja convicto de que chegou o momento de mudar de ares profissionais.

- Trocar de emprego é uma opção que cabe apenas ao candidato. Se é isso que deseja, não aceite contraproposta. Se fizer o contrário, mostra que não está convicto de seus propósitos e não está preparado para aceitar a proposta de outra empresa. Há um elo de confiança que pode ser quebrado com a empresa atual se ficar e prejudicar sua imagem com o mercado.

- O candidato tem todo o direito de negociar durante a participação de um processo seletivo. Mas isso tem de ser feito às claras com o recrutador. Deve ser dito qual é seu salário atual, benefícios e dizer qual o percentual que espera lá na frente. Negociar na fase final de maneira exposta pode ser visto como “leilão”.

Fonte: Uol

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.