x

Balanço do comércio é positivo, mas carga tributária trava o crescimento

A economia potiguar voltou ao centro das discussões com a realização da 20ª edição do seminário Motores do Desenvolvimento

30/04/2014 09:05:31

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Balanço do comércio é positivo, mas carga tributária trava o crescimento

A economia potiguar voltou ao centro das discussões com a realização da 20ª edição do seminário Motores do Desenvolvimento. Com o tema “Comércio, Serviços e Turismo: Os Desafios dos Pilares da Economia Potiguar”, o evento realizado ontem marcou os 65 anos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio), debatendo assuntos como o Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, a micro e pequena empresa brasileira e o varejo. 

a abertura, autoridades se revezaram na tribuna e discursaram sobre os mais diversos aspectos da economia do Rio Grande do Norte. A governadora Rosalba Ciarlini fez um balanço das últimas ações capitaneadas pelo Governo do Estado voltadas para a produção industrial em sua fala e destacou o bom momento vivido por diversos setores. “O Estado não está parado. As coisas estão acontecendo e outras ações vão acontecer”, disse.

Abordando os dois temas que seriam debatidos em seguida nas palestras, Rosalba iniciou citando a união de iniciativa privada e Estado para construção do aeroporto Governador Aluízio Alves. “Mudamos o projeto original e estamos construindo o acesso Sul, que servirá de elo com as rodovias onde será feito o escoamento da produção”, explicou. A governadora citou também a adesão do Estado ao limite máximo do Super Simples – forma de tributação das Micros e Pequenas Empresas (MPEs).

Também compondo o rol de autoridades que fizeram a abertura do evento, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, enalteceu a importância do varejo e do turismo para a economia do Rio Grande do Norte. Tratando do crescimento do comércio varejista, Henrique parabenizou o trabalho dos empresários do setor, que conseguiram crescimento de 6% em janeiro, em comparação com o ano passado. O presidente da Câmara também destacou a importância da Copa como uma oportunidade para o crescimento do turismo do RN.

“Com a Copa, temos que gerar impacto positivo no turismo a médio e longo prazo. Há um preconceito com o setor, mas duvido que se encontre uma atividade que tenha um alcance tão rápido quanto o turismo, que gera renda, empregos e autoestima imediatos. Setor público e privado têm que se unir para fazer da bandeira do turismo um dos segmentos mais importantes de nossa economia”, disse Henrique Alves.

Comércio

Destacando o papel do comércio potiguar na geração de 46% dos empregos formais do RN e na arrecadação de 60% do ICMS do estado, o presidente do sistema Fecomércio-RN, Marcelo Queiroz, criticou a alta carga tributária e os juros aplicados ao setor. “Na época da colônia, a Inconfidência Mineira ocorreu devido à cobrança da derrama, o chamado quinto, que era o repasse de 20% do que era produzido à Coroa Portuguesa. Imagine o que seria hoje, já que pagamos quase dois quintos em tributos?”, questionou.

O presidente da Federação das Indústrias do RN (Fiern), Amaro Sales, destacou a importância de estimular e desenvolver o comércio para garantir o crescimento da economia nacional e do estado. “Para o crescimento da indústria é imperioso impulsionar o comércio”, disse.

Amaro Sales ressaltou a importância da intervenção do presidente da Câmara Federal, Henrique Alves, no sentido de assegurar a definição para a revisão da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. “Elas representam 53% da empregabilidade desse país, 40% da economia nacional, e precisam de um tratamento diferenciado”, afirmou.

O ministro da previdência social, Garibaldi Alves Filho, exaltou a importância do Motores do Desenvolvimento como uma forma de unir setores público e privado em prol do desenvolvimento do RN. “É no Motores que vemos o setor público e privado de mãos dadas para alavancar o Estado”, disse.

Durante a abertura, também discursaram o presidente da Cosern, José Roberto Bezerra de Medeiros, e a vice-reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Maria de Fátima Ximenes.

Fórum de debates
O projeto Motores do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte chegou ontem a sua 20ª edição. O seminário é uma parceria entre a TRIBUNA DO NORTE, RG Salamanca Capital Investments, Sistema Fiern, Sistema Fecomércio, Sebrae e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O projeto está no seu sétimo ano e, ao longo deste tempo, debateu assuntos como ideias sustentáveis para a indústria, pesca e carcinicultura, indústria, educação, novo aeroporto do RN.
As discussões foram criadas para apresentar uma série especial de suplementos e seminários que pretende liderar um processo de debate sobre os motores do desenvolvimento da economia do Rio Grande do Norte, levando à sociedade informação de qualidade sobre o presente e o futuro.

O público participante do programa é  formado por empresários, lideranças  políticas e pesquisadores, que costumam lotar os auditórios onde o evento acontece, para acompanhar palestras e debates sobre nossa economia. Os seminários realizados sempre contaram com nomes de referência na economia nacional e local, além de autoridades nacionais, estaduais e municipais. O seminário de ontem ocorreu no Serhs Natal Grand Hotel, e contou com a participação o ministro-chefe da Secretaria de Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos; da presidente da rede Magazine Luiza, Luiza Trajano; presidente das lojas Riachuelo, Flávio Rocha; o CEO Inframérica, Alysson Barros Paolinelli; Presidente da Federação Nacional de Turismo, Alexandre Sampaio.

Fonte: Tribuna do Norte - RN

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.