x

Fisco lança aplicativo para carnê-leão pelo celular e tablet

Aplicativo é para quem recebe rendimentos de outra PF ou do exterior. Contribuinte pode fotografar comprovantes e gerar o DARF para pagamento

07/05/2014 09:11:38

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Fisco lança aplicativo para carnê-leão pelo celular e tablet

A Secretaria da Receita Federal informou que foi lançado nesta terça-feira (6) um novo aplicativo destinado às pessoas físicas que recebem rendimentos de outra pessoa física ou do exterior, e estejam sujeitas ao recolhimento mensal obrigatório, o chamado "carnê-leão".

De acordo com o secretário da Receita, Carlos Alberto Barreto, a iniciativa se soma ao esforço da instituição no sentido investir em tecnologia com o objetivo de reduzir a burocracia e facilitar o cumprimento das obrigações tributárias pelos contribuintes. O órgão já disponibiliza outros aplicativos como o APP CNPJ, APP Pessoa Física, APP Viajantes, APP Importador e o m-IRPF.

Por meio do aplicativo, que é gratuito e já está disponível para download nas lojas Apple e Google, os contribuintes poderão, usando tablets ou smartphones com os sistemas operacionais Android ou iOS, informar as ocorrências relacionadas à apuração do imposto devido no mês, acrescentou o Fisco.

Entre as funcionalidades do novo aplicativo, ainda de acordo com o órgão, estão: a possibilidade de fotografar os comprovantes relativos às ocorrências registradas como, por exemplo, as imagens dos recibos de aluguéis recebidos e, ao final, de gerar o DARF para pagamento na rede bancária. O aplicativo também apresenta os demonstrativos mensais e anual e exporta o arquivo para o programa do IRPF 2015. 

O lançamento do APP Carnê-Leão foi realizado durante a realização da 48ª Assembleia Geral do Centro Interamericano de Administrações Tributárias (CIAT), no Rio de Janeiro (RJ), cuja edição trata do “O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Administração Tributária”.

Fonte: G1

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.