x

Gestão empresarial – Em que ela ajuda dentro das empresas

O consultor revela que é essencial para qualquer organização, a implantação da gestão empresarial, e que ela deve estar pautada em princípios organizacionais e integrando todos os funcionários no alcance de metas e objetivos.

06/06/2014 16:28:49

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Gestão empresarial – Em que ela ajuda dentro das empresas

Essencial para qualquer organização, independente do seu porte e estrutura, a implantação de uma gestão empresarial deve estar sempre pautada em princípios organizacionais e integrando todos os funcionários no alcance de metas e objetivos. O planejamento de ações é necessário para evitar complicações futuras e efetivar os resultados finais de uma organização.

A gestão empresarial tem a função de coordenar as políticas internas, as ações e as estratégias a serem aplicadas em prol do bom funcionamento de todas as áreas de uma Sociedade, para assim, também gerar lucro e riqueza para os acionistas e colaboradores, proporcionando a harmonia empresarial e demonstrando os objetivos sociais da empresa.

Estar atento ao mercado no qual a organização atua também é um dos aspectos da gestão empresarial, já que ela tem a preocupação de tornar a empresa competitiva entre seus concorrentes e confiável para seus parceiros. Dessa forma, a definição de gestão empresarial pode ser resumida como o esforço de consolidar ações internas e externas para conduzir o desenvolvimento da Sociedade.

Para aplicar um modelo de gestão empresarial em uma empresa é necessário considerar todas as particularidades que a instituição possui, sempre se baseando em princípios organizacionais, atendendo seus objetivos, avaliando seu crescimento ordenado e não excluindo as suas atividades externas, dando atenção para investidores.

O ganho que se tem implementando um modelo preestabelecido é a agilidade de sua aplicação, porém é essencial estudar a realidade da Sociedade, para que não seja aplicado um modelo que não se encaixe em seu funcionamento.

Os funcionários de uma empresa devem estar incluídos na gestão empresarial, principalmente os de alto escalão (gerência e diretoria), pois se eles participam da gestão e entendem o objetivo, passam esse entendimento para os demais funcionários dos departamentos, e isso ajuda no desenvolvimento do trabalho e da empresa.

Para expandir o negócio de uma organização já consolidada, deve-se ter uma gestão direcionada para exibir transparência na administração e na divulgação de suas atividades. Além disso, um ambiente consolidado está mais apto para gerir e atender suas necessidades tributárias.

*Adelmo de Oliveira ([email protected]) é Diretor da Moore Stephens Auditores e Consultores, uma das maiores redes de auditoria, consultoria e outsourcing contábil do mundo. (http://brazil.moorestephens.com).

Fonte: Adelmo de Oliveira, da Moore Stephens

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.