x

Reajuste na energia e na água pode impactar inflação em agosto, diz IBGE

São Paulo teve aumento de 18% na energia elétrica a partir de 4 de julho. No Rio de Janeiro, taxa de água e o esgoto teve reajuste de 6,75% em agosto.

11/08/2014 09:45:07

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Reajuste na energia e na água pode impactar inflação em agosto, diz IBGE

O aumento de 18% na tarifa de energia elétrica em São Paulo, a partir de 4 de julho, e o reajuste de 6,75% na taxa de água e esgoto no Rio de Janeiro, em 1° de agosto, podem provocar impacto na inflação oficial do país no mês de agosto. Em julho, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) desacelerou e ficou em 0,01%, a menor taxa desde junho de 2010, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatítica (IBGE).

“Tanto São Paulo quanto Rio de Janeiro têm peso grande. Em São Paulo, a energia elétrica é praticamente um terço do IPCA do estado. E a energia, em todas as áreas, tem importância grande no consumo das famílias (2,3%), peso parecido com o da carne [peso de 2,21%]. Então, qualquer movimento na energia tem peso no bolso das pessoas”, explicou Eulina Nunes, coordenadora de Índice de Preços do IBGE.

De acordo com ela, apesar de ter sido aplicado em julho, o reajuste no preço da energia em São Paulo deve refletir no IPCA de agosto devido à data em que entrou em vigor. 

O IBGE informou ainda que em Belém, no Pará, houve reajuste de 34,41% a partir do dia 7 de agosto, na energia elétrica, e em Vitória, no Espírito Santo, o aumento foi de 22,74%, ocorrida na mesma data.

“A água e esgoto também têm peso porque é caro. O consumo de água não é barato, há impostos que entram. E é um item relevante para o IPCA, porque os itens monitorados são despesas onde há continuidade no gasto. Assim como a comida, a água tem consumo diário, e quanto mais você gasta, mais você paga. Então, ela tem peso relevante no bolso das famílias (1,10% no Rio)”, completou Eulina.

Ainda no Rio de Janeiro, o pedágio sofreu reajuste de 5% em algumas rodovias a partir do dia 1° de agosto. Outras vias ainda sofrerão a mesma alteração no preço a partir do dia 11 do mesmo mês. No entanto, segundo a coordenadora, o item não tem tanta relevância para o índice quanto a energia e a água.

Inflação fica em 0,01% em julho
A inflação oficial do país, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) desacelerou de junho para julho, passando de 0,4% para 0,01%, de acordo com o IBGE. Esta é a menor taxa desde junho de 2010, quando ficou em zero. No mês seguinte daquele ano, o IPCA também registrou 0,01%.

Depois de estourar o teto da meta do governo no acumulado em 12 meses em junho – quando ficou em 6,52% –, o IPCA recuou para 6,5% na mesma comparação em julho. Esta taxa é exatamente o teto da meta da inflação do Banco Central. No ano, até julho, o IPCA está em 3,76%.

Fonte: g1.com

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.