x

Vírus que altera código de barras

Qualquer boleto bancário pode ser alterado, inclusive a anuidade do CRCRJ.

29/08/2014 13:58:53

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Vírus que altera código de barras

Vírus que altera código de barras

Qualquer boleto bancário pode ser alterado, inclusive a anuidade do CRCRJ

Conforme amplamente noticiado na mídia, foi descoberto um vírus que altera boletos bancários emitidos na internet para desviar o dinheiro do pagamento. A praga se instala na máquina do usuário quebrando o código de barras original, de forma que ele fique inutilizável. Às vezes aparece um espaço branco no meio do código. Dessa forma, quando o usuário da máquina infectada se dirige ao caixa para pagar a conta, o leitor não reconhece o código de barras, o que obriga o usuário a digitar o novo código de barras, modificado pelo vírus.

Ele não altera nem valor, nem data de vencimento do documento original, apenas o número de código de barras, o que dificulta ainda mais a sua identificação.


Vale lembrar que ao emitir boletos no site do CRCRJ, verifique se a numeração do código de barras inicia com os dígitos 00190.00009 01480.428000. Qualquer boleto gerado em nosso site com início diferente desse deverá ser desconsiderado. Os números que vem depois dessa sequencia variam para cada boleto. 

O CRCRJ não se responsabiliza pelo pagamento de boletos fraudados uma vez que o vírus que gera essa modificação está instalado na máquina do usuário (debitado) e não em nossos sistemas.

Fonte: CRC-RJ 

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.