x

Mulheres têm personalidade mais criticada em avaliações de desempenho.

De acordo com uma nova pesquisa feita no setor de tecnologia, as diferenças com que homens e mulheres são avaliados por seus superiores realmente existem

29/08/2014 17:02:02

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Mulheres têm personalidade mais criticada em avaliações de desempenho.

Em março deste ano, a  diretora de operações do Facebook, Sheryl Sandberg, lançou uma campanha para  banir a palavra "mandona" das conversas sobre jovens garotas que apresentam  comportamento de liderança na infância. Ainda que voltada para meninas em idade  de crescimento, Sheryl explicou sua motivação para a iniciativa destacando que  mesmo mulheres em cargos altos de empresas ou governos lidam constantemente com  críticas de que são "agressivas", "difíceis" ou "ambiciosas demais".

De acordo com uma nova pesquisa feita no setor de tecnologia, as diferenças  com que homens e mulheres são avaliados por seus superiores realmente existem – e apontam que profissionais mulheres são criticadas por terem personalidade  "difícil" com muito mais frequência do que seus colegas homens. Kieran Snyder,  doutora em linguística pela Universidade da Pensilvânia, analisou 248 avaliações  de desempenho de 180 profissionais de alta performance, todos funcionários de  empresas do setor de tecnologia nos Estados Unidos. "A pergunta que eu quis  responder era: o tom ou o conteúdo da avaliação varia de acordo com o gênero do  profissional?", explica a especialista em um artigo para a revista "Fortune" no  qual compartilha seus resultados. Kieran trabalha atualmente na Amazon e tem  passagens pela Microsoft.

Ainda que positivas, a maioria das avaliações continham feedback crítico,  casos em que as profissionais mulheres eram mais propensas a recebê-lo. Esse  tipo de retorno apareceu em 88% das avaliações delas, e em 59% das direcionadas  aos profissionais homens. O tipo de recomendação feita também era bastante  diferente: a maioria dos homens recebeu críticas construtivas relacionadas ao  trabalho feito por eles, como a necessidade de desenvolver determinadas  habilidades ou se aprofundar mais em detalhes.

Já as direcionadas às mulheres continham, além de recomendações relacionadas  ao trabalho, críticas a personalidade das profissionais, como a necessidade de  "prestar mais atenção ao tom usado" ou ser menos crítica com os outros. Esse  tipo de descrição aparece apenas duas vezes entre as 83 avaliações de homens que  continham feedback crítico – e em 71 das 94 avaliações de desempenho críticas  recebidas por mulheres.

Kieran também analisou as palavras usadas pelos superiores ao fazerem essas  críticas. "Há uma percepção comum de que mulheres no setor de tecnologia lidam  com um tipo de feedback de personalidade que seus colegas homens simplesmente  não recebem. Palavras como 'mandona', 'abrasiva', 'estridente' e 'agressiva' são  usadas para descrever o comportamento das mulheres quando elas lideram, enquanto  'emocional' e 'irracional' surgem quando elas expressam opiniões contrárias.  Todas essas palavras aparecem pelo menos duas vezes nas avaliações de desempenho  de mulheres que analisei, algumas com muito mais frequência", diz. A palavra  "abrasiva" chega a ser usada 17 vezes na descrição de 13 mulheres  diferentes.

Dentre todos esses termos, o único que aparece nas avaliações de homens é  "agressivo", usado apenas três vezes – sendo que em duas delas, a recomendação é  para que o profissional seja mais agressivo no trabalho.

A especialista também observou se o gênero do chefe dando o feedback  influenciava no tom das avaliações, e viu que esse tipo de crítica era feita  tanto por superiores homens quanto por mulheres. Para Kieran, o fato exige  atenção tanto de gestores quanto de departamentos de recursos humanos nas  empresas do setor. "Como alguém que já foi chamada de palavras desse tipo, há  alguma validação em comprovar com dados que esse padrão é real. Mas como  gestora, fico horrorizada que deixamos algo tão significativo passar tão perto  dos nossos narizes", diz.

Fonte: Valor Economico

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.