x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Insistência no erro

Para o Sindifisco, as desonerações atendem só às pressões empresariais

30/09/2014 08:56

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Insistência no erro

- A corrida presidencial nos dá pistas do que nos aguarda nos próximos quatro anos. Na ausência de uma reforma tributária mais consistente, o Brasil continuará tendo de conviver com perigosos improvisos na seara da arrecadação nacional. Desses, as desonerações são os tipos mais nocivos para economia.

O estudo "As renúncias tributárias federais e algumas repercussões econômicas", feito pelo Sindifisco Nacional, traz indicações preocupantes.

Uma delas é que não há evidências de que as desonerações estimulem a economia efetivamente; favoreçam a geração de empregos; impactem de forma positiva os salários no País; ou tragam vantagens competitivas contra os produtos importados.

O levantamento, contendo 34 dos mais importantes países desenvolvidos e emergentes, mostra que o custo da mão de obra por hora na indústria manufatureira brasileira só é maior que em Taiwan.

Ao cotejar tais números, o Sindifisco constatou: a desoneração dos encargos sociais favorece apenas o capital.

Para a inserção de uma empresa no mercado internacional, um dos fatores de maior peso é o "Custo Total do Trabalho" (CTT) - e não apenas o Custo dos Encargos Incidentes (CEI) sobre a folha de pagamentos, que integra o CTT. Para dois competidores que tenham o mesmo CTT não haverá diferencial competitivo se o CEI for bem inferior num deles.

Mesmo com forte desoneração da folha, uma empresa daqui não teria maior vantagem sobre uma chinesa no mercado externo. Isso porque se sabe que o componente "salário" no CTT de uma empresa da China é menor que o brasileiro.

Nosso produto só será favorecido em função do tamanho da desoneração que lhe incidirá.

Para o Sindifisco, as desonerações são mero dispositivo para atender às pressões de setores empresariais.

Por Cláudio Damasceno

Fonte: DCI-SP

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.