x

6 perguntas para criar um produto ou serviço

Professora explica como definir seu produto ou serviço ao empreender

30/09/2014 13:52

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
6 perguntas para criar um produto ou serviço

6 perguntas para criar um produto ou serviço

Ter uma ideia de negócio é o ponto de partida para empreender, e empreendedores são pessoas de ideias. Mas ter somente uma ideia não é o suficiente para ter um negócio.

Sua ideia precisa realmente representar uma oportunidade de mercado, ou seja, é necessário que você valide a hipótese que existem clientes dispostos a pagar pelo produto ou serviço que você quer desenvolver.

Portanto, ter uma ideia de negócio que representa uma oportunidade de mercado é quando você percebe uma forma de resolver um problema (oportunidade!) de um determinado segmento de pessoas ou empresas (clientes!) através de um produto ou serviço.

É importante que a definição do produto ou serviço seja baseada em sua singularidade, sua funcionalidade e na necessidade do cliente que pretende atender. 

Nessa fase de planejamento não se esqueça de que as melhores pessoas confirmar se de fato seu produto ou serviço funciona é o seu potencial cliente. Lembre-se de sempre levar em conta a perspectiva do cliente.

Posicione seu produto ou serviço com um benefício importante e significativo, que faça com que as pessoas estejam dispostas a pagar. Clientes não compram um produto ou serviço em si, mas sim, seus benefícios. Eles pagam para ter seus problemas e necessidades resolvidos.

Nesse ponto procure refletir sobre o que torna seu produto ou serviço único, o que o torna melhor que o da concorrência. Tente responder as seguintes perguntas:

1. O que é o meu produto ou serviço e o que ele faz?
2. Como meu produto ou serviço resolve um determinado problema? 
3. Em que ele é diferente de outros produtos e/ou serviços?
4. Quem o comprará? Quem serão meus clientes?
5. Porque eles o comprarão?
6. Como o produto ou serviço poderá será promovido e vendido/oferecido?

Respondida essas perguntas, você estará muito mais preparado para definir tanto seu planejamento estratégico quanto o de marketing, e posicionar de forma correta seu produto ou serviço no mercado em que pretende atuar.

Fonte: Exame.com

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.