x

Governo abre consulta para ouvir opinião das MPEs sobre o eSocial

Saiba como participar da consulta pública, que vai até 4 de novembro; objetivo é garantir o tratamento diferenciado para as micro e pequenas empresas no eSocial.

10/10/2014 08:52:52

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Governo abre consulta para ouvir opinião das MPEs sobre o eSocial

Governo abre consulta para ouvir opinião das MPEs sobre o eSocial

Saiba como participar da consulta pública, que vai até 4 de novembro; objetivo é garantir o tratamento diferenciado para as micro e pequenas empresas no eSocial
Ainda não há uma data definida para quando o sistema do eSocial deverá ser obrigatoriamente usado pelas micro e pequenas empresas (MPEs). Antes dessa definição, o governo quer ouvir as opiniões e sugestões das empresas e entidades que serão afetadas pelo sistema.

Para isso, na segunda-feira, 6, foi aberta uma consulta pública sobre o tratamento diferenciado das pequenas e micro empresas dentro das exigências do eSocial, o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas.
A consulta pública está disponível no site www.governoeletronico.gov.br até o dia 4 de novembro (veja abaixo o passo a passo sobre como participar).
Com o eSocial, o governo pretende simplificar processos e facilitar o controle e fiscalização de informações trabalhistas, fiscais, tributárias, entre outras.
Hoje, um mesmo dado é enviado a diversos órgãos, como Ministério do Trabalho, Previdência Social, INSS, Receita Federal e Caixa Econômica Federal.
Ao unificar tudo em um sistema, a promessa é facilitar, no longo prazo, a prestação de contas. Mas isso não quer dizer que o processo será indolor para as empresas. Grandes e médias companhias já estão se adaptando ao eSocial, que, pelo atual cronograma, deverá ser obrigatório em 2015. Já para as MPEs ainda não há um prazo definido.
Vale lembrar que o eSocial não altera a legislação atual, apenas altera a forma de envio e prestação de informações das empresas para o governo.
Segundo o ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE), Guilherme Afif Domingos, o eSocial vai facilitar a vida dos empresários e contadores, unificando o recolhimento de tributos e as obrigações que precisam ser cumpridas pelas MPEs.
Afif lembra que a criação de um módulo específico do eSocial para a micro e pequena empresa atende a determinação do artigo 146 da Constituição Federal, que garante o tratamento diferenciado às MPEs. "Vamos construir um modelo eficiente, que atenda a realidade destas empresas”, diz, em nota.

Passo a passo: como participar da consulta pública?
Acesse o site www.governoeletronico.gov.br.

Se você não tiver um cadastro, clique em 'Cadastro', no canto superior direito da página e siga as instruções. Se já for cadastrado, faça seu 'Login'.
Depois de logado, clique em 'Consulta pública'. Procure, depois, o link 'Consultas em andamento'.
A consulta sobre o eSocial leva o nome 'Subsídios para o desenvolvimento de módulo específico do eSocial para Micro e Pequenas Empresas'. Clique nesse link.
Na página que irá abrir, estão os materiais para leitura e discussão sobre como o eSocial será aplicado às MPEs. Com base no estudo deles, você deve dar suas opiniões e sugestões.

O itens da consulta pública são:
-Módulo do eSocial para MPEs
-Quais informações devem ser exigidas e não estão previstas?
-Quais informações que estão sendo exigidas poderiam ser dispensadas?
-Você tem sugestões para melhorar a arquitetura do sistema?
Até agora, nenhuma sugestão foi cadastrada. O prazo vai até 4 de novembro.

por:MARIANA CONGO, HUGO PASSARELLI 

(Com informações do Portal Brasil)

Fonte: O ESTADO DE S. PAULO

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.