x

Serviços têm em agosto o pior resultado da série histórica

A crise na indústria brasileira já respinga no setor de serviços.

23/10/2014 09:07:03

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Serviços têm em agosto o pior resultado da série histórica

São Paulo - A crise na indústria brasileira já respinga no setor de serviços. A redução na demanda do segmento industrial fez o setor registrar em agosto um crescimento nominal de apenas 4,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Foi o pior resultado da série histórica iniciada em janeiro de 2012, segundo pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Analistas lembram que a desaceleração, em linha com a queda na confiança dos empresários, corrobora a expectativa de mais um desempenho fraco no Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre.

O IBGE confirma que as perdas na produção industrial levaram ao freio nos dois segmentos mais importantes dos serviços: transporte terrestre e informação e comunicação. "Está ocorrendo um problema de demanda desaquecida. O principal demandante do transporte rodoviário de carga é o setor industrial, que está em processo de redução de custos", como informou o técnico da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE, Roberto Saldanha.

Transporte terrestre

O segmento de transporte terrestre passou de uma taxa de crescimento de 4,3% em julho para apenas 0,8% em agosto. Já os serviços de informação e comunicação reduziram o ritmo de alta de 2,1% em julho para 1,7% em agosto. "São justamente esses dois segmentos que têm maior peso no setor".

Fonte: DCI – SP

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.