x

As táticas mais eficazes para procurar emprego

Oportunidade à vista: a “arma secreta” de toda busca de emprego, segundo especialista, são as outras pessoas

30/10/2014 16:52:02

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
As táticas mais eficazes para procurar emprego

Procurar emprego pode ser uma missão lenta e improdutiva para muitos profissionais - principalmente se eles desperdiçam tempo com as estratégias erradas.

Segundo o coach Marcelo de Freitas Nóbrega, autor do livro “Você está contratado!” (Editora Évora), a maioria das pessoas não sabe perseguiroportunidades profissionais de forma lógica e coordenada. “Até aqueles com décadas de experiência têm dúvidas de principiantes”, afirma ele.

O primeiro erro é pensar que o currículo, por si só, é capaz de abrir portas. “Ele é só um documento de apoio, não vai fazer o trabalho que você tem que fazer”, alerta o coach.

De nada adianta, portanto, distribuir CVs e esperar ser chamado para uma entrevista. “O destino de um currículo que não foi solicitado é a lixeira do email”, afirma ele.

A “arma secreta” de toda busca de emprego, ensina Nóbrega, são as outras pessoas. “Para chegar a algum lugar, você precisa investir em networking, e não só na hora da necessidade”, diz.

A seguir, o especialista traz algumas táticas para fazer esse processo funcionar. Confira:

1. Não mande emails nem ligue para um recrutador que você não conhece
Nóbrega desaconselha buscar um contato “frio” com o empregador em potencial. Segundo ele, é mais eficiente pedir a um profissional da sua rede que apresente você a uma figura quente da empresa. Não é um encontro para pedir emprego, e sim para conversar informalmente sobre a sua área. “Só mais tarde é que esse papo pode evoluir para uma oportunidade”, explica ele.

2. Procure as oportunidades “invisíveis"
Nóbrega diz que a maior parte das posições não é anunciada publicamente pelas empresas. "É a sua rede de contatos que traz esse tipo de informação”, afirma. Pouca gente sabe, ainda, que algumas vagas podem ser criadas do zero. “Se você contar bem a sua história, a empresa pode perceber que você pode solucionar um problema que ela nem sabia ter”, diz Nóbrega.

3. Não se candidate a vagas inatingíveis
Para não perder tempo com oportunidades que não são para você, outro conselho é selecionar apenas as que são adequadas ao seu perfil. “Faça um filtro das oportunidades que combinam com o seu nível de senioridade e as suas competências”, diz ele.

4. Não se perca (nem se isole) na internet
Nóbrega acredita que a rede acelera a busca por emprego, mas diz que ela não pode tirar o foco do profissional. “É muito fácil cadastrar o currículo em sites e mandar e-mails para mil pessoas ao mesmo tempo”, comenta ele. O problema é que isso leva muita gente a se dispersar. Além disso, a comodidade da tecnologia pode criar um “muro” entre o profissional e o resto do mundo. “A internet acelera contatos, mas não substitui o networking presencial”, finaliza.

Fonte: Exame.com

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.