x

Justiça nega devolução de aviso prévio não cumprido

Ex-empregado que abriu ação contra antiga empresa é condenado por litigância de má-fé

10/11/2014 08:32:15

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Justiça nega devolução de aviso prévio não cumprido

Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Informática (Sindpd/SC) vem defendendo tese que foi considerada ilegal pela 3ª Vara da Justiça do Trabalho de Blumenau.

De acordo com o Sindicato Patronal (Seprosc), muitos empregados que pedem demissão exigem também o não desconto do aviso prévio, mesmo não tendo cumprido o período determinado em lei.

O caso foi exposto em ação movida contra uma empresa de Blumenau por um ex-empregado que pediu demissão, não cumpriu integralmente o aviso prévio e, mesmo assim, entrou com ação na Justiça do Trabalho para reaver o salário descontado relativo aos dias não trabalhados.

De acordo com a ação, a decisão foi motivada por orientação do Sindicato Laboral (Sindpd/SC), tendo como base artigo da Constituição que garante aos trabalhadores “a melhoria de sua condição social”.

Por este raciocínio, o empregado em questão alegou que, por ter conseguido outro emprego, não era justo ter que cumprir o aviso prévio.

Má fé

Em sua sentença, o juiz negou o pedido, afirmando “não há suporte legal nem convencional ao direito pretendido pelo autor”.

Além de negar o pedido formulado, o Judiciário condenou o ex-empregado a arcar com as custas judiciais do processo.

O sindicato dos trabalhadores e o ex-empregado foram também condenados por litigância de má-fé, tendo de indenizar a empresa em valor correspondente a 20% do valor da causa.

Atitude incabível

O Sindicato das Empresas de Processamento de Dados e Serviços de Informática (Seprosc), manifestou-se a respeito em nota aos associados onde diz que: “Respeitamos o direito dos trabalhadores em melhorar de vida, mudando de emprego em troca de salários melhores. No entanto, o artigo 487 da CLT diz claramente que a falta de aviso por parte do empregado dá ao empregador o direito de descontar os salários correspondentes ao prazo respectivo”.

Fonte: Noticenter - SC

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.