x

O que você precisa saber sobre a desoneração da Folha de Pagamento

Você já deve ter ouvido falar sobre desoneração da folha de pagamento, mas sabe exatamente do que se trata?

04/12/2014 14:54:34

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
O que você precisa saber sobre a desoneração da Folha de Pagamento

Você já deve ter ouvido falar sobre desoneração da folha de pagamento, mas sabe exatamente do que se trata? É uma medida governamental que tem como principal objetivo reduzir os custos de produção no Brasil, especialmente da indústria, e fomentar o crescimento do setor. Desde 2011 foram realizadas diversas alterações na forma que o Governo Federal tributa as empresa para fins de financiamento da previdência social.

A principal mudança é a eliminação da atual contribuição previdenciária equivalente a 20% sobre a folha de pagamento substituindo-a por uma nova contribuição de 2% ou 1% sobre a receita bruta das companhias, dependendo do setor da economia. Essa alteração está sendo implementada gradualmente, mas até o momento já atingiu, de maneira positiva, mais de 40 setores da economia, como automotivo, construção civil e têxtil. Saiba mais:

Quais os impactos da desoneração da folha de pagamento?

Existem diversos motivos para adotar a desoneração da folha de pagamento, mas diminuir o custo da produção é prioritário, já que a carga tributária no Brasil é muito alta, o que infla os preços dos produtos — tornando cada vez maior a dificuldade de competir com os concorrentes internacionais. Entre os principais setores que serão beneficiados estão empresas de construção de obras de infraestrutura, de transporte e de engenharia.

Para os profissionais, a desoneração da folha de pagamento apresenta aspectos positivos, inclusive com relação ao mercado de trabalho. No entanto, para as companhias, embora a desoneração diminua os custos da contratação, estimulando a criação de empregos, os salários tendem a ficar mais altos. Dessa forma, mesmo com as novas medidas, os valores ainda podem se manter elevados para as companhias.

Um escritório de contabilidade é fundamental nesse processo

Muitas empresas ainda estão avaliando os efeitos que essa novidade terá sobre a contribuição previdenciária patronal, pois ainda não entenderam muito bem as bases de cálculo do encargo. Por causa disso, o escritório de contabilidade surge como uma ação fundamental nesse processo, auxiliando a organização de todo o cálculo realizado, levando em conta todas as normas e procedimentos fiscais.

Antes de qualquer coisa o escritório contábil deverá conhecer a fundo o negócio do seu cliente e entender a origem das receitas de cada unidade de negócio, para que tenha condições de determinar a origem das mesmas. A receita será o principal fator de avaliação no momento de aplicar a desoneração. Outros dados importantes que não podem ser deixados de lado são os serviços prestados pela organização.

Por isso, para o escritório de contabilidade, é importante informar aos clientes sobre todas essas questões. Afinal, essas aplicações costumam trazer mudanças para a companhia, que precisa estar preparada e atualizada diante de todas as leis.

A desoneração da folha de pagamento vai implicar em adaptações relevantes dentro das empresas, portanto prepare seu escritório de contabilidade para cuidar de todo esse processo e garanta mais estrutura para o seu negócio.

Fonte: Grupo Sage

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.