x

Desenvolvimento Econômico rejeita isenção de PIS e Cofins para importados em área de livre comércio

Laércio Oliveira: a aprovação da proposta sem considerar fatores econômicos provoca a violação de regras de comércio internacional.

12/12/2014 08:03:35

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Desenvolvimento Econômico rejeita isenção de PIS e Cofins para importados em área de livre comércio

Desenvolvimento Econômico rejeita isenção de PIS e Cofins para importados em área de livre comércio

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio rejeitou nesta quarta-feira (10) o Projeto de Lei 2336/11, do deputado Raul Lima (PP-RR), que isenta do pagamento da contribuição para o Programa de Integração Social (PIS/Pasep) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) as importações em áreas de livre comércio nacionais.

De acordo com a proposta, o benefício vale para mercadorias importadas nas áreas de livre comércio de Tabatinga (AM), Guajará-Mirim (RO), Boa Vista e Bonfim (RR), Macapá e Santana (AP) e Brasiléia e Cruzeiro do Sul (AC). Hoje, a Lei 10.996/04 só garante essa isenção para as operações de venda de mercadorias destinadas ao consumo ou à industrialização nessas áreas.

Impacto econômico
“A admissão indiscriminada de competição em condições de igualdade não pode ser feita sem estudo econômico prévio do seu possível impacto”, afirmou o relator, deputado Laércio Oliveira (SD-SE).

Na opinião do deputado, a aprovação da proposta sem considerar fatores econômicos provoca a violação de regras de comércio internacional e possíveis recursos à Organização Mundial do Comércio (OMC).

Tramitação
A proposta ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. O projeto perdeu seu caráter conclusivo, pois foi aprovado pela Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia em 29 de outubro.

Fonte: Agência Câmara

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.