x

Publicada MP que mantém política de reajuste do mínimo até 2019

Medida mantém cálculo atual, mas adia a discussão sobre ganhos reais para aposentados e pensionistas

25/03/2015 12:49:56

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Publicada MP que mantém política de reajuste do mínimo até 2019

O governo federal publicou nesta quarta-feira, 25, no Diário Oficial da União (DOU) a Medida Provisória 672, que estende a atual política de reajuste do salário mínimo até 2019. Assinada na terça-feira, 24, pela presidente Dilma Rousseff, a matéria mantém o aumento do mínimo calculado com base na correção da inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de um ano antes, mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos anteriores.

Dilma anunciou a adoção da medida após acordo com senadores e deputados da base aliada e depois de ser avisada pelo vice-presidente da República, Michel Temer, e o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, da possibilidade de sofrer uma nova derrota no Congresso, já que estava em pauta projeto de lei que estendia até 2019 a fórmula de reajuste do mínimo aos aposentados.

Com a edição da MP, o projeto, de autoria da oposição, foi retirado da pauta por Cunha. Se o projeto avançasse e fosse aprovado, Dilma sofreria o desgaste de vetar o reajuste perto do Dia do Trabalho. A extensão do aumento aos aposentados provocaria um rombo de R$ 16,4 bilhões aos cofres públicos, até 2019.a

Fonte: Agência Estado 

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.