x

Primeiro Exame de Suficiência de 2015 teve mais de 12 mil participantes no estado de São Paulo

Mais de 12 mil bacharéis em Ciências Contábeis e técnicos em Contabilidade paulistas participaram do Exame de Suficiência, em 22 de março de 2015

26/03/2015 11:07

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Primeiro Exame de Suficiência de 2015 teve mais de 12 mil participantes no estado de São Paulo

Mais de 12 mil bacharéis em Ciências Contábeis e técnicos em Contabilidade paulistas participaram do Exame de Suficiência, em 22 de março de 2015. Em todo o país foram mais de 56 mil inscritos nas 120 cidades nas quais a prova foi aplicada. No estado de São Paulo, as provas foram realizadas na capital e em outras 18 cidades.

No estado de São Paulo, 14.111 pessoas se inscreveram para participar do Exame de Suficiência, 9.492 deles para a prova de Contador e 4.619 para a prova de técnico em Contabilidade. Do total, 12.365 realizaram a prova, o que representa um índice de abstenção de 12,37%. Apenas na capital paulista, 4.968 candidatos prestaram o Exame.

O Exame de Suficiência avalia o conhecimento técnico de bacharéis em Ciências Contábeis e técnicos em Contabilidade. A Lei nº 12.249, de 11 de junho de 2010, tornou obrigatória a aprovação no exame para obter o registro profissional em Conselho Regional de Contabilidade (CRC), necessário para o exercício pleno da profissão contábil. As provas são aplicadas pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) em todos os estados.

Segundo o diretor de operações da FBC, Luiz Mateus Grimm, ser aprovado no Exame de Suficiência é apenas o primeiro passo para o exercício da profissão. “Para obter sucesso na carreira é necessário estar constantemente atualizado. Por isso o sistema CFC/CRCs tem desenvolvido um forte trabalho de promoção da Educação Profissional Continuada”, declarou Grimm. 

Podem realizar o Exame de Suficiência aqueles que concluíram o curso de Ciências Contábeis ou estão no último ano do curso. Este é o último ano em que o Exame foi aplicado aos técnicos em Contabilidade. Conforme a Resolução CFC nº 1.446, de 26 de julho de 2013, os técnicos em Contabilidade terão até 1º de junho de 2015 para obter o registro profissional em CRC. 

Preparação

Para serem aprovados no Exame de Suficiência, os participantes utilizam diferentes formas de preparação. O técnico em Contabilidade Alexandre Truiz prestou o Exame pela primeira vez. Apesar de ser sua última chance de obter o registro, o candidato declarou estar tranquilo com o resultado.

“Eu estudei muito nos últimos meses. Fiz um curso preparatório online e revisei o material de apoio. Acredito que tenha ido bem”, afirmou Truiz, que pretende se tornar sócio no escritório de Contabilidade onde trabalha, como diretor de tecnologia.

A bacharel em Ciências Contábeis Byanca Rodrigues prestou o Exame pela segunda vez e achou que desta vez teve um desempenho melhor. “Eu estudei mais neste ano. Revi as normas contábeis e resolvi as provas anteriores no site do CRCSP”, declarou a futura contadora, que pretende continuar estudando para evoluir na carreira: “agora eu pretendo começar um curso de pós-graduação e, futuramente, atuar na área de auditoria”.

Fonte: Comunicação CRCSP

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.