x

Fórum debaterá os impactos do atual cenário fiscal nas empresas

3ª edição do Fórum SPED Porto Alegre promoverá o debate sobre os próximos desafios da área e os melhores caminhos para superá-los

08/04/2015 16:38:21

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Fórum debaterá os impactos do atual cenário fiscal nas empresas

Em meio a um agitado momento de ajuste fiscal na busca por maior equilíbrio nas contas públicas, a capital gaúcha editará, no dia 15 de abril, (Teatro do CIEE), a 3ª edição do Fórum SPED Porto Alegre.

Realizado pela Decision IT, com o apoio do SESCON-RS e o patrocínio de empresas como Grant Thornton, Bematech, Decision SPED e Workmatic PRO, o evento reunirá algumas das principais autoridades e os maiores especialistas do país no tema para debater os impactos do cenário fiscal no ambiente das empresas, mais especificamente analisando os desafios atuais e futuros sob a ótica do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED).

Com implementação gradativa desde 2006, o projeto SPED é um dos maiores cases de sucesso de estratégia de fiscalização digital do mundo. Por meio dele, as empresas devem enviar aos Fiscos, de maneira digital, suas informações fiscais, contábeis, trabalhistas e previdenciárias. Essa poderosa malha fiscal digital capta, cruza e audita informações que cobrem as principais operações comerciais e trabalhistas do país e a escrituração digital dos tributos mais representativos na escala de arrecadação, além da contabilidade corporativa.

Palestrantes

Por tudo isso, essa sistemática é considerada hoje o futuro da área fiscal no Brasil, como ressalta Clóvis Belbute Péres,  coordenador nacional do SPED e palestrante do Fórum SPED 2015, com o temaEscrituração Contábil Fiscal (ECF). “Estamos falando de um dos maiores projetos estruturantes da sociedade brasileira, que envolve a sociedade como um todo. Não há como pensar em troca de dados e informações hoje sem ser por via do SPED. Isso vai ficar cada vez mais claro e crítico à medida que o projeto avança. O SPED é o futuro do tratamento da informação fiscal e contábil no nosso país”, ressalta Péres.

Pelo terceiro ano consecutivo sendo realizado na capital gaúcha, o Fórum SPED tem sido considerado um marco do diálogo entre o Fisco e o contribuinte para a construção colaborativa dos projetos. “O que precisamos fazer é interagir cada vez mais para captar o que é ainda a ‘pedra no sapato’,aquilo que está incomodando e os aspectos em que podemos melhorar”, afirma o especialista. 

Considerado o maior autor e palestrante sobre SPED no Brasil e também palestrante do Fórum, Roberto Dias Duarte corrobora a opinião do representante estatal. “Os Fóruns são fundamentais no que diz respeito à sensibilização das lideranças no Brasil. Sem esses Fóruns eu não conseguiria nem conceber como esse projeto poderia evoluir de alguma forma. Afinal de contas, o debate e as trocas de ideias, experiências e percepções são os fatores que, efetivamente, enriquecem a todos nós”.

Nesta edição do Fórum, Duarte elucidará quais os principais impactos do SPED no ambiente de negócios. Sua palestra explorará por que é preciso trabalhar em sinergia com as melhores práticas contábeis, fiscais e trabalhistas, para atingir-se o sucesso empresarial.

O especialista abordará ainda o que é necessário para os profissionais e empresas se adaptarem ao cenário sem precedentes de evolução acentuada do SPED nos últimos anos.

Membro do grupo de empresas participantes dos projetos piloto do SPED e diretor da Decision IT, Mauro Negruni ressalta que o Fórum é uma excelente oportunidade para aquisição de conhecimento. “O Fisco se reinventou e,com isso, os profissionais e empresas precisam buscar a evolução constante. A busca e a internalização de conhecimento multidisciplinar no ambiente empresarial são a porta do sucesso para o atendimento dos desafios fiscais de 2015 e 2016”, frisa Negruni.“Somente por meio do conhecimento os profissionais poderão fazer as melhores escolhas para a organização atender aos projetos do SPED. Não haverá evolução se permanecermos sob os paradigmas do passado. É preciso modernizar paradigmas e o Fórum é uma excelente oportunidade para isso”, completa o diretor da Decision IT, que apresentará no Fórum os aspectos não trabalhistas do eSocial e o cenário futuro dos documentos fiscais eletrônicos.

O evento, que terá um dia inteiro de palestras, ainda contará com outros renomados especialistas no tema para abordar os principais projetos do SPED para 2015 e 2016. Entre eles, José Alberto Maia (coordenador do Grupo de Trabalho do eSocial do Ministério do Trabalho e Emprego, que abordará o projeto eSocial; Edgar Madruga (Pós-graduado em Informática Pericial, administrador e auditor),  apresentando o panorama atual da gestão tributária e da inovação fiscal e Jonathan Oliveira (supervisor nacional da Escrituração Fiscal Digital das Contribuições incidentes sobre a Receita) falando sobre a EFD-Contribuições e suas possíveis novidades no âmbito das contribuições sociais.

Mais informações sobre o Fórum SPED Porto Alegre estão disponíveis no sitehttp://www.decisionit.com.br/forumsped2015/ ou pelo telefone (51) 3019 1001.

Fonte: REPERKUT Comunicação

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.