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Estratégia para alavancar micros e pequenas empresas

A permuta hoje é muito comum no mundo dos negócios, porém existem alguns serviços e produtos que são mais simples de permutar

27/04/2015 08:32:56

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Estratégia para alavancar micros e pequenas empresas

Estratégia para alavancar micros e pequenas empresas
Seja por necessidade ou sonho de ter um negócio próprio, muitas pessoas têm decidido tomar o caminho do empreendedorismo, ou mais especificamente das startups. Porém, ao iniciar no mundo dos negócios, mesmo em micro ou pequenos empreendimentos, muitos ficam inseguros por causa da economia atual do país, os custos iniciais e também como adquirir os primeiros clientes, entre diversas outras dúvidas.

Uma recente pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em parceria com outros institutos de pesquisas, revelou que o Brasil ocupa a quarta posição no ranking em número absoluto de empreendedores, atrás da China, da Índia e da Nigéria. Muitos dos aspirantes a empreendedores consideraram que abrir um negócio é uma opção desejável de carreira. Análises também revelam os principais sonhos dos brasileiros: a prioridade é a casa própria; depois viajar pelo Brasil; e logo após, ter seu próprio negócio.

Porém, para abrir uma startup, apenas boa vontade não é suficiente. É necessário ter coragem e uma boa ideia. Empreender exige tempo e estratégias para administrar o dinheiro aplicado e táticas especiais para atrair novos clientes. Uma boa oportunidade de fazer seu negócio conhecido e seduzir interessados é criando ocasiões por meio de trocas.

A permuta hoje é muito comum no mundo dos negócios, porém existem alguns serviços e produtos que são mais simples de permutar. Mas se você é novo nesta modalidade de negócio, para não errar, se concentre no que realmente pode ser um novo cliente e fornecedor ao mesmo tempo.

Primeiro avalie seus custos e separe os gastos fixos dos variáveis. Dificilmente conseguirá uma permuta com consumo preciso, como aluguel, luz, condomínio, telefone e impostos.

Porém outras despesas permanentes, como contador, serviços de entrega ou portador, faxina, segurança, portaria, manutenção geral, entre outros, são mais fáceis de contratar de forma terceirizada e por permuta.

Dá também para reduzir os custos variáveis, como marketing, publicidade e toda comunicação corporativa como rede social, site, impressão de folders, eventos, cursos preparatórios, entre outros. Por exemplo, alguém que já possui um negócio home office e quer crescer e migrar para um escritório para poder agregar funcionários ou prestadores de serviço, além de divulgar seu negócio através de troca ainda pode conseguir através de permuta os móveis de escritório, materiais de construção, equipamentos eletrônicos, informática, internet, filtro de água e material de escritório, entre outras coisas.

Mas alguns ainda podem estar em dúvida de como fazer! Funciona assim: os novos empreendedores disponibilizam na empresa de permuta, que funciona como um banco de crédito, produtos ou serviços ociosos, com foco em trocá-los por créditos de Unidades de Permuta (UPs). Com este crédito, podem escolher entre os itens disponibilizados na rede, aquilo que precisam. Tendo desta forma a facilidade de adquirir o que necessita sem precisar gastar dinheiro ou mexer no caixa da empresa. Os clientes aparecem porque na troca existe a oportunidade de experimentar e conhecer os novos produtos ou serviços e desta forma, contratarem também fora da permuta ou indicarem para outros interessados.

Quem sabe não é esta alternativa que aquecerá seus negócios!

Fonte: Portal Administradores

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