x

3 dicas para começar a repensar seu modelo de negócio

Mentores são interessantes fontes de insights sobre a retomada de crescimento e revisão do modelo de negócio

21/05/2015 15:11:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
3 dicas para começar a repensar seu modelo de negócio

3 dicas para começar a repensar seu modelo de negócio

Vocês, empreendedores de alto impacto, têm em mim um fã! Sabemos que empreender no Brasil não é fácil, o que vocês fazem e os desafios diários que superam merecem minha admiração.

Mas, ultimamente, nas minhas conversas como mentor, um tema recorrente tem aparecido: a desaceleração, ou até estagnação, do crescimento das empresas comandadas por vocês.

E percebi que falar sobre isso traz uma certa angústia! Afinal, vocês vinham crescendo rapidamente ano após ano, ganhando confiança para investir em novos planos e distribuindo os benefícios desse crescimento aos colaboradores que os acompanham nessa caminhada!

Quando a velocidade se reduz ou para, fica claro o desconforto e a necessidade de saber o que fazer para retomar logo o bendito crescimento!

Por não estarem emocionalmente ligados ao problema, somando a experiência profissional adquirida, os mentores são interessantes fontes de insights sobre essa retomada de crescimento e revisão do modelo de negócio.

Nos meus encontros, procuro seguir uma estrutura de pensamento e, junto com o empreendedor, ir preenchendo as lacunas. Depois de ouvir, perguntar bastante e procurar entender os pilares e alavancas específicas de cada negócio, coloco alguns pontos que agora compartilho com todos vocês.

1. Comemore o que já foi atingido!

Fazemos uma retrospectiva da história pessoal e profissional de cada um. É bonito ver o quanto já foi percorrido e quantos obstáculos foram superados para que o patamar e faturamento de hoje tenha sido atingido.

Esse é um passo importante, pois a energia muda e a consciência do quanto foi trilhado aumenta a motivação para o próxima etapa. Reforço também que vale a pena agradecer a todos os colaboradores da empresa, pois às vezes, na vontade de resolver, colocamos uma pressão desnecessária e pouco produtiva!

Pense o que a empresa precisa reforçar, quais os pontos fortes e pessoas especiais que necessitam de mais investimento, apoio e incentivo para continuarem brilhando. Às vezes, na ânsia de mudar, esquecemos de considerar como mudança o reforço naquilo que temos de melhor e que nos trouxe até aqui.

2. Reflita que tudo na vida, inclusive na sua empresa, é feito de ciclos

E eles não são eternos. Partindo desse princípio, fica mais fácil entender em que fase desse ciclo cada empresa está e começar a procurar as respostas para o próximo ciclo de crescimento.

Analise as projeções de crescimento e que competências que temos que adquirir de fora, pois pode ser que o tempo e o plano não permitam que elas sejam desenvolvidas internamente.

Até a Apple fez isso recentemente, quando trouxe Angela Aherendts, que era CEO da Burberry, para a liderança da sua operação de varejo com a chegada do Apple Watch. Por que também não podemos reconhecer a necessidade de novas competências e fazer o mesmo quando necessário?

3. Reconheça o que é preciso deixar para trás

Desde comportamentos super hiper centralizadores não compatíveis com a ambição da empresa, até pessoas que foram importantes, mas não querem sair da zona de conforto e que acabam emperrando, assim, o crescimento. Esse é um exercício difícil, porém necessário e que exige muita coragem.

Por fim, você pode ter uma rede de mentores excepcional, minha estrutura sugerida pode até ajudar, mas não terceirize a sua responsabilidade!

As perguntas e os estímulos vêm de fora, mas as respostas e, principalmente, as ações para um novo ciclo de crescimento seu, dos seus colaboradores e da sua empresa começam com você! Assuma isso e vá em frente!

Fonte: Endeavor

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.