x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

No caixa das empresas ou no bolso dos consumidores, crise financeira estimula escalada tributária

'Exemplo do impacto trazido pela majoração das alíquotas de PIS e Cofins, indústria farmacêutica passou a recolher 2,76% e 13,03%, respectivamente, na importação de insumos

03/08/2015 10:25

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
No caixa das empresas ou no bolso dos consumidores, crise financeira estimula escalada tributária

Dono de uma das maiores cargas tributárias do mundo, girando em torno de 36% do PIB, o Brasil também é pródigo em elevar paulatinamente o peso dos impostos no caixa das empresas e no bolso dos consumidores. Levantamento da King Contabilidade mostra que a política econômica do governo central, especialmente com o fim de determinados benefícios fiscais, se refletiu no preço dos produtos e serviços e na perda do poder de compra dos salários.

O agravamento da crise financeira, principalmente a partir do último trimestre de 2014, no período pós-eleição, levou a administração federal a iniciar uma escalada tributária desde o começo deste ano.

Em primeiro lugar, ainda em janeiro de 2015 aumentou o Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) dos automóveis veja a comparação abaixo de quanto era e quanto ficou. Os carros com até 1.000 cilindradas, por exemplo, passaram a incorporar no preço alíquota de 7% contra 3% cobrada até 31 de dezembro do ano passado.

Também em janeiro, em busca de melhorar os números do superávit primário, o governo, por meio do Decreto nº 8.392/2015, elevou o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para financiamento de pessoas físicas, de 1,5% para 3% ao ano.

Em fevereiro, outra decisão polêmica: editou o Decreto nº 8.415/2015, de 27 de fevereiro, que regulamentou o Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras (Reintegra). Com isso, reduziu em 66% a restituição tributária deste benefício fiscal aos exportadores, com efeitos retroativos a 14 de novembro de 2014.

Outro impacto foi sentido pelos atacadistas de cosméticos. Em fevereiro, tiveram elevação do PIS e da Cofins e da Contribuição sobre Intervenção no Domínio Econômico (Cide) – Decreto nº 8.395/2015, de 28 de janeiro –, cobrada sobre a importação e a comercialização de petróleo e seus derivados, gás e álcool etílico.

Na mesma data, o Decreto nº 8.393/2015, para fins de IPI, equiparou os atacadistas de cosméticos aos empresários desta mesma área, mas da indústria. “Esta medida, no caso, trouxe maior tributação sobre a margem de lucro. Passou-se a contribuir com o IPI de acordo com o Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) do produto, destacando o imposto na saída dos produtos, e em contrapartida terão o crédito na entrada”, explica a consultora tributária da King Contabilidade, Elvira de Carvalho.

O mês de maio também apresentou surpresas desagradáveis aos contribuintes. Os empresários do segmento de bebidas frias (cervejas, refrigerantes, águas, energéticos e isotônicos) tiveram elevadas as alíquotas do PIS para 2,32% e da Cofins para 10,68%, na fabricação e importação de bebidas frias. Nas vendas feitas por distribuidor atacadista, a alíquota foi subiu de 1,65% para 1,86% (PIS) e de 7,6% para 8,54% (Cofins).

Já a MP 668/2015 majorou a alíquota do PIS e da Cofins para diversos tipos de importação. Até 30 de abril, a regra geral estabelecia alíquotas de 1,65% e 7,6%, e em 1º de maio passaram para 2,1% e 9,65%, nesta ordem. “Entre os impactos mais relevantes estão os registrados na indústria farmacêutica, em que a importação de insumos passou de 2,1% para 2,76% (PIS) e de 9,9% para 13,03% (Cofins), encarecendo o preço final”, ressalta Elvira.

Outras mudanças

Junho (dia 23). Não mais existe a dispensa de retenção de CSRF (4,65%) sobre aqueles pagamentos iguais ou inferiores a R$ 5 mil. Doravante, a regra para dispensa das referidas contribuições fica definida pelo mesmo critério utilizado para dispensa da retenção do IR, ou seja, quando o valor do imposto resultar igual ou inferior a R$ 10.

Julho. A incidência do PIS e da Cofins sobre receitas financeiras para as empresas optantes do Lucro Real (regime não-cumulativo), que estavam isenta, passou, de acordo com o Decreto nº 8.426/2015, para 0,65% (PIS) e 4% (Cofins).

Setembro. A partir do dia 1º, a MP 675/2015 elevará a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) de 15% para 20%, para as pessoas jurídicas de seguros privados, de capitalização e instituições financeiras, com prováveis reflexos nas tarifas e serviços bancários.

Fonte: Sempre Brasil comunicação

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.