x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

22 de setembro, Dia do Contador

Parabéns pelo dia 22 de setembro, parabéns contador que participa do processo de construção de um Brasil melhor.

22/09/2015 08:15

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
22 de setembro, Dia do Contador

Há exatamente 70 anos, o dia 22 de setembro foi instituído como o Dia do Contador, por ter sido criado, nesta data, ocurso de graduação em Ciências Contábeis. De lá pra cá, muita coisa mudou, mas um fato é certo: celebrar o Dia do Contador é uma enorme honra neste momento tão especial para a profissão que está em plena ascensão devido, principalmente, ao advento do Sistema Público de Escrituração Digital – Sped, bem como do surgimento acelerado das micro e pequenas empresas em todo o território nacional.

Hoje a profissão é vista como um instrumento de controle do patrimônio das empresas e dos órgãos governamentais. Literalmente, a Contabilidade se tornou a alma da empresa, independentemente do porte ou segmento.


Com as normas internacionais de contabilidade (International Financial Reporting Standards – IFRS e o Sped, que veio, literalmente, para revolucionar a forma de prestação de contas, não deixando mais espaços para o famoso jeitinho brasileiro, houve uma verdadeira reviravolta na profissão, afinal ambas estimularam profissionais e aspirantes à profissão a estudarem e se atualizarem sobre o assunto, se adaptando o mais rápido possível para conscientizar os empresários a modificarem os procedimentos operacionais internos que influenciam no processo de contabilização.

No ano passado, uma pesquisa realizada pela empresa de recrutamento Robert Half apontou que a área de Contabilidade está em alta no mercado brasileiro. Portanto, não restam dúvidas de que os profissionais da área têm que olhar para o presente e, principalmente, para o futuro, já que a globalização dos mercados, a formação dos blocos econômicos e a tecnologia trouxeram grande leque de oportunidades para todos nós.

Hoje, nenhum profissional da Contabilidade pode se dar ao luxo de observar ao seu redor e acreditar que basta fazer uma Contabilidade voltada somente para o lado regional. Muito pelo contrário: é de praxe ampliar os horizontes e pensamentos, uma vez que as mudanças dos conhecimentos e informações contábeis têm acontecido numa velocidade assustadora e os fiscos das três esferas de poder editam e publicam, quase que diariamente, Medidas Provisórias, Leis, Decretos, Instruções Normativas, Resoluções, Portarias, Atos Declaratórios, entre outras legislações que estão sempre na rotina profissional destes trabalhadores.

Diante de tantas novidades e adaptações, nós, do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, acreditamos no potencial da Contabilidade e, principalmente, do contador brasileiro, na garra, na ética, no dinamismo e na força de vontade dos profissionais contábeis. Não é a toa que a área tem evoluído de forma considerável, mesmo em tempos difíceis como esses que estamos vivenciando neste ano, o que muito nos orgulha, já que todas as nossas ações e projetos, na Entidade, são direcionados aos colegas contabilistas, sempre com o propósito de aprimorar e desenvolver a profissão. Parabéns pelo dia 22 de setembro, parabéns contador que participa do processo de construção de um Brasil melhor.

Fonte: Jornal Contábil

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.