x

No Paraná, 95% das empresas são de "pequenos negócios"

Segmento contrata 52% dos trabalhadores com carteira assinada no Paraná.

05/10/2015 08:18

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
No Paraná, 95% das empresas são de "pequenos negócios"

Há quase uma década, o zelador Ivair Rocateli é cliente do Mercado Hony, um pequeno comércio localizado na Rua Salgado Filho, 5.695, no Uberaba. Rocateli conta que conheceu o mercado quando morou no bairro, há oito anos. Atualmente ele mora em Fazenda Rio Grande, mas continua fiel o ao mercado da Dona Fátima, proprietária do mercado. “Lá eu conheço todo mundo e os produtos têm a mesma qualidade dos vendidos nos supermercados maiores, com a diferença que o preço é menor”, conta. 

O mercado onde Rocateli costuma comprar é um dos 850 mil pequenos negócios (microempreendedores individuais, microempresas, empresas de pequeno porte) que existem no Paraná, segundo estimativa do Serviço Brasileiro do Micro e Pequeno Empresário (Sebrae).

No Paraná são 294 mil microempreendedores individuais, 500 mil microempresas e 50 mil empresas de pequeno porte. O segmento no Estado — que de pequeno tem apenas o nome — responde por 95% do total dos estabelecimentos formalizados e 52% dos empregos formais, ou seja, com carteira assinada em todo o Paraná.

E, por conta deste real tamanho, durante três semanas especialistas em varejo viajaram por 11 municípios paranaenses para dar dicas aos microempreendedores de como usar a crise para se firmar e crescer. A ação foi uma preparação para o “Dia D” do Movimento Compre do Pequeno Negócio, que acontece hoje em todo o País. A iniciativa do Sebrae Nacional tem como objetivo estimular o consumo de produtos e serviços de pequenos, como maneira de fortalecer a economia local.

“Pensamos nas palestras como uma forma de preparar essas empresas para o grande dia, o dia festivo em que todo o Brasil vai parar para olhar a pequena empresa”, explica Osmar Dalquano Junior, coordenador estadual de Comércio de Bens e Serviços do Sebrae/PR.

O zelador Ivair Rocateli é daqueles que já olha para o pequeno negócio há tempos. “Ao contrário do que muita gente pensa pelo tamanho da portinha, lá você encontra todas as marcas conhecidas e mais um pouco”, afirma, referindo ao mercadinho onde costuma fazer suas compras.

Fonte: Bem Paraná

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.