Contábeis o portal da profissão contábil

19
Aug 2017
02:27
você está em:

Conteúdo » Notícias

Sefaz discute com varejistas novas regras para cálculo do ICMS

A Secretaria de Estado de Fazenda retomou discussão sobre o Decreto 380/2015 com representantes do comércio varejista da capital. O decreto prevê novas regras para o cálculo do ICMS em Mato Grosso, que entrará em vigor no dia 1º de abril.

postado 10/02/2016 14:43:59 - 1.359 acessos

A Secretaria de Estado de Fazenda retomou, ontem, a discussão sobre o Decreto 380/2015 com representantes do comércio varejista da capital. O decreto prevê novas regras para o cálculo do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em Mato Grosso, que entrará em vigor no dia 1º de abril.

Com a mudança, o contribuinte fará o cálculo do imposto, a declaração e o recolhimento e a Sefaz ficará responsável pela homologação. Segundo o chefe da Unidade Executiva de Receita Pública (Uerp), Fábio Pimenta, as novas regras farão Mato Grosso se adequar à legislação nacional, o que deve resultar na redução do número de processos e na diminuição de custos para empresas, que em alguns casos necessitavam de um corpo técnico apenas para entender a legislação mato-grossense.

Ainda de acordo com Fábio Pimenta, uma das preocupações do comércio varejista é com o aumento da carga tributária. Para mostrar que o objetivo do governo não é aumentar imposto, apenas corrigir distorções, a equipe técnica fará simulações, que serão apresentadas aos varejistas na próxima reunião, marcada para o dia 18, às 14h30, na Sefaz.

Para o secretário adjunto de Atendimento ao Cliente da Sefaz, Carlos Barão, a reunião de ontem trouxe avanços, pois além de mostrar que a secretaria está aberta ao diálogo e ao entendimento, também possibilitou o esclarecimento de alguns pontos do documento, que geram dúvidas nos empresários.

Durante a reunião, o presidente da FCDL, Paulo Gasparotto, entregou um documento à Sefaz pedindo principalmente o adiamento da entrada em vigor do Decreto 380 por um ano, e que durante esse tempo fossem realizados estudos entre o governo e representantes do comércio varejista para avaliação dos impactos no setor.

Um representante do Sebrae nacional, Thiago Moreira da Silva, acompanhou a reunião e ao final disse estar mais esclarecido sobre o decreto. Ele destacou a relevância desses encontros e afirmou que como órgão de apoio às micro e pequenas empresas o Sebrae continuará participando das discussões.

Fonte: Só Notícias

Notícia enviada por

ACOMPANHE NOSSAS NOTÍCIAS

Comentários

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

TOP ENVIO DE Notícias

Consulta de NFes direto da Sefaz Com download automático de XMLs de NFes e NFSes, DANFes e mais

20% de desconto nos primeiros 6 meses! Descontos especiais para escritórios contábeis.

conheça mais

Facebook


x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso. Página carregada em 0.06 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César