x

Economia aquecida e mudanças nas leis levam empresas a buscar executivos tributários

21/04/2011 19:49:54

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Economia aquecida e mudanças nas leis levam empresas a buscar executivos tributários

Promover um bom planejamento tributário é uma das questões mais relevantes para os empresários atualmente. Em consequência das constantes mudanças na legislação, as empresas estão sendo obrigadas a buscar no mercado profissionais que analisem essas leis e definam a melhor forma de cumpri-las. Com isso, advogados e contadores têm à vista uma nova forma de atuar no mercado, tornando-se menos operacionais e mais estratégicos.

Mas não é tão simples atuar no planejamento tributário das empresas. Para isso, é necessário agregar conhecimentos tanto na área jurídica quanto na contábil. Levando-se em consideração que a carga de impostos gira em torno de 40% do faturamento das empresas, é fundamental que haja um meio de reduzir essa perda de forma legal.

Um dos maiores desafios para os profissionais da área tributária é lidar com o uso crescente da tecnologia por parte do Fisco, o que aumenta tanto a agilidade na geração de informações quanto o controle e o rigor da fiscalização.

Deste modo, é fundamental que os profissionais do setor procurem capacitar-se para não ficarem para trás. Entre os cursos existentes no mercado estão os da Nasajon Educacional, que oferecem orientações práticas e atualizadas, de acordo com a legislação.

No próximo dia 26, por exemplo, será realizado o curso PAF-ECF. O objetivo é permitir aos participantes a compreensão de todos os procedimentos fiscais que, previstos na legislação atualizada do ICMS-RJ, devem hoje, obrigatoriamente, ser observados pelos contribuintes (comerciais e industriais) que, ao exercerem atividades de venda a varejo, ficam obrigados a utilizar os chamados ECF - Equipamentos Emissores de Cupons Fiscais, aqui inseridas as máquinas registradoras e os terminais Pontos de Venda (PDV).

Outro curso importante é o EFD-PIS/COFINS, que acontecerá em 28 de abril; e o SEFIP - VERSÃO 8.4, que será realizado em 29 de abril. As aulas são ministradas na sede da Nasajon Educacional (Rua Teófilo Otoni nº 102 - Centro ? RJ). Mais informações pelo telefone: 2233-0800 ou pelo site: http://www.nasajon.com.br/educacional.

De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade, as empresas estão correndo atrás de especialistas. A profissão de executivo tributário está em alta e os salários para os profissionais dessa área podem chegar a R$ 25 mil mensais.

Fonte: Jornal do Brasil

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.