x

Fique de olho na validade do seu Certificado Digital

Se você adquiriu seu Certificado Digital no mês de abril e maio de 2013,2014 ou 2015, fique atento à data de expiração.

02/05/2016 08:34

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

informe publicitário

Fique de olho na validade do seu Certificado Digital

Fique de olho na validade do seu Certificado Digital
Se você adquiriu seu Certificado Digital no mês de abril e maio de 2013, 2014 ou 2015, fique atento à data de expiração. Por ser um documento de identificação e que atribui validade jurídica às ações realizadas por meio dele, o Certificado Digital tem validade.

Entenda

O que é renovação do Certificado Digital?

Trata-se da atualização do Certificado Digital por meio de uma nova emissão. E para essa
emissão ser realizada, é necessária a conferência dos dados informados no Certificado Digital a ser renovado, que devem ser os mesmos ativos na Receita Federal do Brasil.

A primeira renovação do Certificado Digital de Pessoa Física pode ser realizada online, desde que o Certificado ainda esteja dentro da validade. Se o Certificado Digital estiver expirado, o titular deve iniciar o processo de renovação no site e depois se apresentar em um dos Pontos de Atendimento da respectiva Autoridade Certificadora, para a apresentação da documentação (validação presencial).

Já o titular de Certificado Digital para Pessoa Jurídica, não tem a opção de realizar a renovação totalmente online. É necessário solicitá-la no site e finalizar o processo em um Ponto de Atendimento para a apresentação da documentação.

Importante: é recomendado que a solicitação da renovação seja feita com 45 dias de antecedência. Caso você queira aproveitar ao máximo os últimos dias de validade do Certificado Digital a ser renovado, é possível realizar todo o processo de renovação e emitir o novo Certificado Digital somente próximo à data de expiração.

Os clientes Certisign podem conferir a data de validade do Certificado Digital antes de solicitar a renovação, basta acessar a Central de Teste. Já no renoveseucertificado.com.br, é possível solicitar a renovação além de obter mais informações sobre o processo.

Vale ressaltar que, se expirado, o Certificado Digital perde totalmente a funcionalidade e o titular fica impedido de realizar qualquer processo por meio dele.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.