x

Contabilidade Eleitoral: Regras das eleições 2016 serão abordadas em palestra gratuita, dia 23, no CRCPR

Palestra abordará resolução 23.455/2015; planejamento contábil financeiro da campanha; limites impostos pela resolução 23.463: gastos com pessoal (prefeitos/vereadores), entre outros pontos importantes para as eleições municipais 2016.

13/06/2016 10:02

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Contabilidade Eleitoral: Regras das eleições 2016 serão abordadas em palestra gratuita, dia 23, no CRCPR

Preparação do Candex – sistema de candidatura módulo externo, resolução 23.455/2015; planejamento contábil financeiro da campanha; índices (limites) impostos pela resolução 23.463: gastos com pessoal (prefeitos/vereadores), alimentação, contratação de veículos e outros; a importância do contador; regime de competência nos contratos; prazo e quais despesas podem ser antecipadas; documentos idôneos; data das convenções, prazos de protocolo; prazo para emitir do CNPJ de campanha; prazo abertura de contas bancárias/recibo eleitoral; das prestações de contas parciais, prazos e forma de entrega; prazo de 72 horas para entrega ao TSE do recebimento de recursos (recibo eleitoral); das receitas e das despesas; recursos dos partidos políticos e dos candidatos; CPF inválidos; serviços estimáveis em dinheiro; limites de cessão de bens estimáveis; despesas de pequeno valor/fundo de caixa, limites; empréstimos para a campanha; dívidas de campanha; fontes vedadas; despesas não sujeitas a contabilização; realização de eventos; prestação de contas; problema nas prestações de contas.

Esses são os principais pontos da palestra “Contabilidade eleitoral 2016”, que será ministrada pelo contador Décio Vicente Galdino, dia 23 de junho, no horário das 13h30 às 17h30, no auditório do CRCPR. Para ele, é uma oportunidade para os profissionais que atuam com prestação de contas eleitorais atualizarem as informações em torno da legislação, aberta também a outros interessados e estudantes de contabilidade. Galdino, que possui vasta experiência no tema, já realizou inúmeros treinamentos sobre questões paralelas para servidores públicos, é autor do livro Manual do Gestor Público/2009, Editora Unicorpore, membro da Comissão do Contador Público do CRCPR e da comissão de trabalho que trata especificamente do termo de cooperação técnica entre o CFC e o TSE sobre prestações de contas das eleições municipais 2016.

Inscrição solidária

Os inscritos devem trazer, no dia do evento, duas latas de leite em pó fortificado para doação a entidades assistenciais cadastradas no CRCPR. Quem não puder participar presencialmente poderá resgatar o conteúdo depois, no site do CRCPR, no canal Temas Contábeis em Debate.

Mais informações e inscriçõeshttp://www.crcpr.org.br/new/content/eventos/informacoes.php?agenda=1&cidade=80000&refDetalhe=1&evento=2746.

 

Fonte: CRCPR - Conselho Reg. de Contabilidade do Paraná

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.