x

Tecnologia

Trabalhadores poderão fazer consultas sobre abono na internet

O Ministério do Trabalho lançou nesta sexta-feira (29) uma ferramenta para informar aos trabalhadores sobre o abono salarial do PIS/Pasep ano-base 2014.

29/07/2016 15:57:24

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Trabalhadores poderão fazer consultas sobre abono na internet

Em um sistema disponível no portal do Ministério, as pessoas vão poder fazer consulta rápida para saber se têm direito ao benefício e como podem sacá-lo. Basta informar o número do CPF ou do PIS/Pasep e a data de nascimento, informou o governo. Segundo o coordenador-geral do Seguro-Desemprego, Abono Salarial e Identificação Profissional do Ministério do Trabalho, Márcio Borges, o objetivo da ferramenta é facilitar o acesso à informação sobre o abono salarial para elevar o percentual de trabalhadores beneficiados.

saiba mais Novo período para saque do abono PIS/Pasep começa nesta quinta-feira Governo prorroga prazo para saque do abono salarial de 2015 "A orientação é que o trabalhador faça essa consulta e, caso seja identificado que ele tem direito ao abono, que procure a Caixa Econômica, no caso do PIS, ou o Banco do Brasil, no do Pasep, para fazer o saque", acrescentou ele. Cerca de 1,2 milhão de pessoas com direito ao abono ainda não retiraram os recursos, no valor de um salário mínimo (R$ 880). No início deste mês, o governo prorrogou até 31 de agosto o prazo para que trabalhadores façam o saque do benefício referente ao ano-base de 2014.

O prazo havia terminado em 30 de junho. Os recursos que não forem retirados até 31 de agosto voltam para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Para ter direito ao abono salarial de 2015 (ano-base 2014), o trabalhador precisa: - estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos; - ter recebido remuneração mensal média de até 2 salários mínimos em 2014; - ter exercido trabalho remunerado por pelo menos 30 dias em 2014; - ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais Como sacar o PIS/Pasep - Antes de sacar o PIS, o trabalhador deverá verificar se o benefício não foi depositado diretamente na conta.

Caso contrário, deve comparecer com o Cartão do Cidadão e senha cadastrada nos terminais de autoatendimento da Caixa ou em uma Casa Lotérica. Se não tiver o Cartão do Cidadão, o beneficiado pode receber o abono em qualquer agência da Caixa mediante apresentação de um documento de identificação. - Já os participantes do Pasep (Banco do Brasil), após verificar se houve depósito na conta, devem procurar uma agência e apresentar um documento de identificação. - As informações sobre o direito ao saque também podem ser obtidas pela Central de Atendimento Alô Trabalho – 158; pelo 0800-7260207, da Caixa; e pelo 0800-7290001, do Banco do Brasil.

Fonte: G1

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.