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Analisando os números e indicadores Contábeis para tomada de decisão

Se te perguntarem como anda a saúde financeira da sua empresa você terá segurança ao dar a resposta?

03/08/2016 16:24:58

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Analisando os números e indicadores Contábeis para tomada de decisão

Se te perguntarem como anda a saúde financeira da sua empresa você terá segurança ao dar a resposta? O empreendedor pode responder essa pergunta com base em muitos elementos, como: o faturamento, os valores que tem a pagar e a receber ou pelo patrimônio que a empresa tem. Porém, separadamente, esses fatores dizem muito pouco a respeito da real situação econômica da organização. Por isso, é preciso ter uma noção global das estáticas e da dinâmica patrimonial da sua empresa para realizar uma gestão mais inteligente.

Para saber mais sobre a situação do seu negócio, tomar decisões mais precisas e corretas, a gestão deve dominar os indicadores contábeis fornecidos pelos contadores. Com eles, você poderá definir as tendências do negócio, avaliar o desempenho e realizar outras análises relativas às operações financeiras. Confira o que você pode fazer para aproveitar esses números a favor do seu negócio.

Primeiro passo: Entenda o que são esses números e indicadores

Os indicadores contábeis fornecem informações valiosas a respeito das operações da sua empresa. Eles te permitem fazer uma análise, através de fórmulas matemáticas utilizadas para examinar as demonstrações financeiras. Esses indicadores obedecem ao regime de competência, ou seja, eles são apurados simultaneamente ao fato gerador. Juntos, esses indicadores, podem ser tão ou mais importantes do que a visão de caixa – dependendo das necessidades da sua empresa.

Principais indicadores:

Conheça os principais indicadores contábeis e entenda como cada um deles influencia no processo de tomada de decisão em sua empresa:

Análise do lucro líquido

Esse é o ponto final no seu Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) , que é uma das principais responsabilidades do setor contábil. Através desse indicador você saberá exatamente qual foi o lucro que sua empresa gerou – após deduzidos todos os encargos tributários, despesas operacionais, contribuições sociais, entre outros.

É somente com esses dados que você conseguirá ter uma visão verdadeira sobre quanto dinheiro sua empresa realmente gerou. Além disso, dividindo o lucro líquido pelo faturamento, por exemplo, você terá a margem líquida em percentual, que é fundamental para a realização de comparativos e projeções futuras, otimizando a gestão do seu negócio.

Retorno sobre investimentos

Esse é um dos indicadores mais importantes para avaliar se as ações executadas pela sua empresa estão trazendo os resultados esperados. Com ele, a administração poderá avaliar desde o retorno com o marketing, até a viabilidade ou não do negócio em se manter operante. Para conseguir essa informação, você deverá dividir o lucro líquido pelos investimentos realizados.

Se esse indicador for feito de forma apropriada, a gestão terá em mãos o leme da empresa, podendo guiá-la, através de números e estatísticas mais palpáveis, rumo ao sucesso. Desta forma, é possível tomar decisões mais objetivas e pontuais, ou até realizar uma reorientação de processos.

Indicadores de Rentabilidade e Giro do Ativo

Ambos estão associados ao ativo da sua empresa. O primeiro mede a capacidade da organização em transformá-lo em lucro – que é um dos principais objetivos de qualquer gestão. Com ele, você saberá a qualidade das suas vendas, ou seja, quanto lucro você realmente consegue extrair de todas, ou de cada uma delas.

O Giro do Ativo, por outro lado, determinará quantas vezes a sua empresa recuperou os valores do ativo por meio das vendas. Com esse indicador você fará uma análise mais quantitativa, sabendo quantas vendas realiza. Ou seja, quanto mais alto for esse índice, mais a empresa está vendendo.

Em resumo, todos os indicadores contábeis são fundamentais para que a gestão tenha uma visão completa do negócio, o que facilitará muito os processos de tomadas de decisões. Para que isso seja realizado de maneira eficiente é fundamental contar com o suporte de uma boa empresa, ou de um profissional qualificado de contabilidade para ter uma consultoria especializada.

Autor: Regina Fernandes, Contadora, pós graduada em Marketing com especialização em Gestão de Projetos. É sócia proprietária da Capital Social Contabilidade e Gestão. Website: www.capitalsocial.cnt.br

Fonte: site capital social

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