x

Trabalhista

Conselho divulga relatório trimestral de autorizações de trabalho para estrangeiros

O Conselho Nacional de Imigração (CNig) publicou nesta terça-feira (9) o relatório de autorizações de trabalho concedidas a estrangeiros no período de abril a junho de 2016.

10/08/2016 09:54

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Conselho divulga relatório trimestral de autorizações de trabalho para estrangeiros

Conselho divulga relatório trimestral de autorizações de trabalho para estrangeiros

O documento foi aprovado na última semana, durante a VI Reunião Ordinária que ocorreu no Ministério do Trabalho, em Brasília. De abril a junho deste ano, o Ministério do Trabalho, por meio da Coordenação Geral de Imigração (CGIg), concedeu 7.082 autorizações de trabalho para estrangeiros no Brasil.

De acordo com o relatório, desse total, 6.287 foram para homens, com idade entre 35 a 49 anos (3.000), com ensino superior completo (4.045) e para profissionais das ciências e das artes (3.345). A maioria dos vistos foi para estrangeiros vindos dos Estados Unidos (1.147), seguidos dos filipinos (751) e oriundos do Reino Unido (358). Os principais destinos desses trabalhadores são o Rio de Janeiro (3.038), São Paulo (2.552), seguidos de Paraná (343) e Minas Gerais (217).

De acordo com o relatório, houve uma redução nas autorizações de trabalho para estrangeiros no segundo trimestre de 2016, comparando com o mesmo período do ano passado. Um exemplo é em referência aos dados da Resolução 62, de 2004, que trata da contratação de estrangeiros para os cargos de gestão, como diretor, administrador, gerente e executivo. Essa resolução é voltada, basicamente, para aquelas empresas que estão promovendo melhorias nos seus quadros e contratando estrangeiros especializados para trabalhar país.

O número de autorização para esses cargos caiu de 413, entre abril e junho de 2015, para 313 no mesmo período deste ano. Segundo o presidente do Conselho, Paulo Sérgio de Almeida, "a queda nas autorizações de trabalho para estrangeiros no Brasil está ligada à dinâmica da economia brasileira, ou seja, fazendo uma análise histórica, na medida em que o país volte a crescer, os números de estrangeiros que querem trabalhar no país também subirão". CNIg - O Conselho Nacional de Imigração (CNIg) é um órgão colegiado responsável por formular a política de imigração laboral brasileira, a partir de resoluções normativas.

O CNIg é composto por 20 membros que representam Governo, Centrais Sindicais, Empregadores e Sociedade Civil. Confira o relatório de autorizações de trabalho - temporárias e permanentes - concedidas a estrangeiros, nos meses de abril e junho de 2016, no link do novo Portal do Observatório das Migrações Internacionais http://obmigra.mte.gov.br/

Fonte: MTE

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.