x

Contábil

Conselho Regional de Contabilidade orienta contadores sobre prestação de contas das Eleições 2016

Palestra explica o que não pode ser feito durante as campanhas do ponto de vista contábil; evento faz parte de Maratona Contábil, que acontece neste sábado (20) na capital

19/08/2016 14:15:15

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Conselho Regional de Contabilidade orienta contadores sobre prestação de contas das Eleições 2016

Nesta semana, começou oficialmente a campanha 2016 para as eleições de prefeitos e vereadores em todo o País e são muitas as regras que candidatos e partidos devem seguir em relação às suas prestações de contas. Além de não permitir doações de empresas, a Justiça Eleitoral determinou que as prestações de contas devem ser feitas por profissionais da contabilidade e que as campanhas devem informar, a cada 72 horas, sua movimentação financeira.

Com isso, é possível que a sociedade acompanhe se os gastos das campanhas correspondem à movimentação financeira declarada, evitando a utilização de recursos não contabilizados – o caixa dois.

Atento a essa obrigatoriedade, o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) realiza neste sábado (20) palestra sobre  Contabilidade Eleitoral: Prestação de Contas 2016, tema de muita relevância no atual cenário político nacional.

O objetivo da atividade é orientar os profissionais da contabilidade, já que eles devem assinar as prestações de contas dos partidos e candidatos e, assim, contribuir para a transparência e a prevenção de casos de fraudes e corrupção.

De acordo com o Conselho, desvios de recursos são os temas de maior divulgação atualmente na mídia nacional, o que aumenta a cobrança da sociedade por ética e justiça. Aumenta também a responsabilidade da classe contábil nas prestações de contas das verbas utilizadas nas eleições. Por isso, na palestra do CRCSP, será abordado de maneira prática o que pode e o que não pode ser feito do ponto de vista contábil.

O planejamento contábil de uma campanha inclui, por exemplo: gastos com alimentação e contratação de veículos; emissão de documentos idôneos; emissão de CNPJ de campanha; abertura de contas bancárias; prestações de contas parciais e entrega ao TSE do recebimento de recursos (recibo eleitoral).

Livro: Contabilidade Eleitoral

Além das palestras realizadas pelo Sistema CFC/CRCS, o Conselho Federal lançou o livro digital “Aspectos Contábeis e Jurídicos das Prestações de Contas das Eleições de 2016” com o passo a passo para a realização da prestação de contas eleitorais.

Essa publicação já está disponível, gratuitamente, para download no site do CFC.

Serviço

Evento: palestra sobre Prestações de Contas Eleitorais na Maratona do Contábil do CRCSP.

Data: 20 de agosto de 2016.

Horário: das 9h às 12h.

Local: Unip - Campus Tatuapé.

Endereço: Rua Antônio de Macedo, 505 - Parque São Jorge.

Inscrições: portal do CRCSP – www.crcsp.org.br

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCSP

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.