x

Empresarial

Cidades de SC se destacam entre as 20 mais empreendedoras do país

O ambiente empreendedor é desafiador, afinal é preciso lidar com burocracias, impostos altos, fornecedores, clientes e ainda enfrentar fatores imprevisíveis.

24/08/2016 10:53:48

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Cidades de SC se destacam entre as 20 mais empreendedoras do país

O ambiente empreendedor é desafiador, afinal é preciso lidar com burocracias, impostos altos, fornecedores, clientes e ainda enfrentar fatores imprevisíveis. Apesar das adversidades e do cenário de instabilidade econômica, cidades de Santa Catarina se destacam entre as 20 mais empreendedoras do país.

De janeiro a maio deste ano foram criadas 10.747 empresas, um crescimento de 4,35% comparado com o mesmo período do ano passado, segundo a Junta Comercial do Estado (Jucesc). Além disso, o estado reúne empreendedores que se preocupam com os funcionários e oferecem melhores oportunidades de carreira e de desenvolvimento.

Das 20 cidades que estão no topo do Índice de Cidades Empreendedoras, três são catarinenses. No panorama estão Florianópolis (2ª colocada), Joinville (9ª) e Blumenau (20ª).
No ranking, se analisado o número de cidades, Santa Catarina perde apenas para o estado de São Paulo, com cinco municípios entre os 20 primeiros colocados.

Condições favoráveis para empreender

Na análise realizada pela Endeavor, em 2015, de 56 indicadores em 32 cidades brasileiras, a organização traz as mais propícias para empreender. Juntas, representam 37% do PIB do país e 41% são consideradas de alto impacto, ou seja, capazes de mudar de forma radical seus mercados e crescer bem acima da média.

“Santa Catarina tem boas cidades para empreender, e possui um equilíbrio nos pilares que fazem diferença como capital humano qualificado, inovação, baixos custos, boa qualidade de vida e condições favoráveis para empreender”, afirma o coordenador da Endeavor em Santa Catarina, Henrique Tormena.
Inovação

A característica inovadora é uma das características que coloca Florianópolis na segunda colocação geral, com uma diferença pequena para São Paulo, a primeira do ranking.

“A pesquisa também aponta Joinville, que não é uma capital, mas que possuí um nível de estrutura relevante, pois se destaca pela proximidade com o porto, acesso às rodovias e a força de grandes empresas como Tigre, Embraco e Docol. Já Blumenau, tem provocado mudanças relevantes em busca de melhorias e por conta disso é possível esperar para os próximos anos uma melhor colocação”, avalia Tormena.

Atração de talentos

Para o coordenador da Endeavor, o empreendedor no estado tem uma qualidade de vida melhor e também busca investir em capital humano.

“Temos um ambiente que aspira empreender e que está atenta a contratar profissionais com boa formação e que buscam crescimento”, disse.

O cenário de oportunidades para atração de talentos foi apontada na pesquisa divulgada neste mês pelo instituto Great Place to Work, que destaca as catarinenses Viacredi, Intelbras, Resultados Digitais, Clamed, Fiesc e Whirpool estão entre as melhores empresas para trabalhar no Brasil. A pesquisa analisa o padrão de excelência por meio de um questionário que os empregados respondem.

Fonte: Portal Contábil SC

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.