x

Economia

Brasil reverte efeito negativo na imprensa norte-americana

Contra expectativas negativas e frustrações antecipadas, o Brasil realizou “Jogos Olímpicos memoráveis” e o Rio de Janeiro cumpriu o seu papel, no qual as performances – e não os problemas – foram o destaque.

26/08/2016 09:34

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Brasil reverte efeito negativo na imprensa norte-americana

Contra expectativas negativas e frustrações antecipadas, o Brasil realizou “Jogos Olímpicos memoráveis” e o Rio de Janeiro cumpriu o seu papel, no qual as performances – e não os problemas – foram o destaque. A conclusão é da imprensa norte-americana, uma das que mais direcionou críticas ao Brasil antes dos Jogos, mas que acabou dando cobertura majoritariamente positiva ao mundial. Entre as manchetes, o Wall Street Journal estampou: “O Brasil passa a tocha olímpica, orgulhoso e aliviado”USA Today publicou que “As apresentações, não os problemas, venceram no Rio”.

Esta nova postura deve-se, entre outros fatores, ao trabalho prévio ao mundial realizado pela Embratur (Instituto Brasileiro do Turismo) para posicionar o Brasil no exterior como destino turístico e País capaz de organizar e realizar o maior evento do Planeta. Também tem trazido retorno uma intensa agenda com a imprensa internacional no Rio de Janeiro cumprida desde o início do mês de agosto pelo presidente do Instituto, Vinícius Lummertz, reconhecido como um dos principais porta-vozes do Brasil no exterior.

“Exatamente como aconteceu na Copa do Mundo de 2014, os que desconfiavam, os que colocavam dúvidas legítimas, os que escondiam preconceitos ou os que desdenhavam, agora enaltecem, acham tudo wonderful, very beautiful e charmant. O Rio de Janeiro e o Brasil deram um show nesses Jogos. Vamos, pois, repetir o que fizemos nesta Olimpíada: fazer o Brasil brilhar e acontecer”, completa o presidente da Embratur, enaltecendo o impacto da infraestrutura e exposição de imagem ao turismo brasileiro.

Segundo Lummertz, outro ponto que influenciou este movimento positivo foi a vinda de 541 mil turistas estrangeiros ao País de 1º de julho a 15 de agosto, de acordo com dados de pesquisa do Ministério do Turismo. A isenção de visto para visitantes dos Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália, iniciativa fortemente apoiada pela Embratur, beneficiou 74,7% dos estrangeiros que vieram ao Brasil para os Jogos.

Outro destaque na imprensa dos Estados Unidos foi a entrevista concedida ao Miami Herald, que apontou: “Presidente da Embratur não vê ônus duradouro por causa da bagunça causada por Lochte”. A matéria discute o caso controverso do nadador norte-americano, que teria supostamente sido atacado por policiais no Rio de Janeiro e, posteriormente, descobriu-se que tudo havia sido uma mentira.

“Lummertz observa que a maioria das Olimpíadas foram sediadas por países ricos ou controlados por governos autoritários. ‘O Brasil é uma democracia relativamente jovem. Nós sabíamos que seríamos julgados por padrões fora dos nossos parâmetros’”. O veículo afirma ainda que a Embratur não enxerga um dano prolongado por conta da confusão causada por Lochte, com mais uma citação de Vinícius: “Seres humanos, mesmo os campeões, podem falhar. Pessoas cometem erros”.

Fonte: Portal Contábil SC

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.