x

Empresarial

Como usar a experiência do cliente a favor da sua empresa?

Quem é o maior vendedor da sua empresa? Se você procurou o nome de um colaborador, está errado! O maior vendedor de qualquer empresa são os seus consumidores.

30/09/2016 08:02

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Como usar a experiência do cliente a favor da sua empresa?

Quem é o maior vendedor da sua empresa? Se você procurou o nome de um colaborador, está errado! O maior vendedor de qualquer empresa são os seus consumidores. Aexperiência do cliente, quando acontece de forma positiva, faz com que ele divulgue aquele negócio para outras pessoas.

Para comprovar, é só pensar: quantas vezes você comprou um produto por indicação de alguém da sua confiança?

Os consumidores estão cada vez mais criteriosos, muito em virtude da internet e das redes sociais. As pessoas não querem mais simplesmente comprar um produto, mas sim ter uma experiência completa com a marca ou com aquilo que estão adquirindo.

Diante desse novo comportamento, as empresas precisam se reinventar e os gestoresdevem criar estratégias para que a experiência de compra seja encantadora. Quer saber como fazer isso e garantir que seus clientes voltem a comprar e tragam novos consumidores? Então acompanhe o texto de hoje.

Como usar a experiência do cliente a favor da sua empresa

A internet oferece uma série de ferramentas, em sua maioria gratuitas, que podem te aproximar do seu cliente. Por exemplo, praticamente todo mundo tem um perfil em alguma rede social e compartilha por lá as experiências (principalmente negativas) que teve com marcas e produtos.

Algumas empresas, em especial lojas virtuais, utilizam isso de forma estratégica, estimulando os clientes a comentarem sobre elas e compartilharem a experiência que tiveram. Como, dependendo da plataforma, esses comentários ficam disponíveis para todo o público, muitas pessoas podem decidir experimentar a marca por verem relatos espontâneos de pessoas reais, em vez de discursos publicitários.

Por isso, sempre que algum cliente ficar encantado com o seu atendimento, produto ou marca, divulgue isso nas redes sociais ou, melhor ainda, estimule-o a fazer isso por conta própria!

Como melhorar a experiência do cliente

Crie um ambiente agradável

A decoração, aromatização e organização do ambiente podem tornar a experiência do cliente em seu estabelecimento inesquecível. Você não quer que ele saia da sua loja de mãos vazias, certo? Então deixe o ambiente agradável para que sua experiência de compra seja a melhor possível.

Ofereça um atendimento diferenciado

Mesmo que a jornada de compra siga conforme o esperado — o cliente encontra o produto, o ambiente o deixa à vontade e ele decide comprar —, se o atendimento deixar a desejar ele pode acabar com toda a experiência positiva do cliente.

Por isso, treine sua equipe para que o atendimento seja personalizado e faça com que o cliente se sinta único. Isso pode se tornar um diferencial competitivo, pois quando o cliente precisar novamente de determinado produto, ele poderá escolher a empresa que melhor lhe atende.

O importante é analisar toda a jornada de compra do cliente, para que sua experiência com a sua empresa esteja alinhada em todas as etapas e ele perceba o valor da sua marca em todas essas fases.

Fonte: Sage Negócios

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.