x

Empresarial

Universitários não têm incentivo para empreender

Instituições de ensino superior não possuem uma estrutura que aprofunde conteúdos sobre o tema, segundo levantamento do Sebrae e da Endeavor

18/10/2016 09:00:33

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Universitários não têm incentivo para empreender

Universitários não têm incentivo para empreender

A universidade é uma das fontes menos procuradas pelos jovens brasileiros na hora de se capacitar para empreender, revela um levantamento do Sebrae e da Endeavor, realizado pelo Instituto Data Popular.

O resultado da quarta edição da pesquisa Empreendedorismo nas Universidades Brasileiras vai na contramão de outros países, principalmente daqueles que se destacam em inovação, onde a universidade é vista como o lugar mais propício para testar e validar ideias. 

A pesquisa aponta que as universidades não estão satisfazendo as necessidades dos alunos sobre empreendedorismo. 
Enquanto 65% dos professores estão satisfeitos com iniciativas deempreendedorismo dentro da universidade, entre os alunos, a média é de apenas 36%. 

As Instituições de Ensino Superior (IES) não possuem uma estrutura que aprofunde conteúdos de empreendedorismo. Quase um quinto das universidades (17,9%) não possui qualquer entidade interna que institucionaliza as ações ligadas ao empreendedorismo. 

Em geral, as IES só têm disciplinas que inspiram os alunos a darem o primeiro passo. Programas que proporcionam maior visão empreendedora, como criação e gestão de novos negócios, franquias e inovação e tecnologia, estão presentes em somente 6,2% das instituições.

Em média, 56% dos alunos empreendedores acreditam que iniciativas de empreendedorismo como disciplinas, incubadoras e eventos são essenciais ao prepará-los para empreender, mas somente 38,78% das universidades, em média, oferecem essas oportunidades.

Como consequência, a universidade não é vista como ponto de apoio do aluno empreendedor. Do total de empreendedores universitários entrevistados, mais da metade (51,6%) não conversa com seus professores sobre negócios.

“Reforçar o conteúdo de empreendedorismo nas universidades é estratégico para o desenvolvimento da economia. Um em cada quatro universitários tem ou quer ter um negócio próprio, mas eles precisam de mais estímulo no ambiente que frequentam em uma fase muito importante da vida.”, diz Guilherme Afif Domingos, presidente do Sebrae.

Foram entrevistados 2.230 alunos e 680 professores de mais de 70 IES, em todas as regiões do país, entre 29 de abril e 13 de maio de 2016. O objetivo foi mostrar como essas instituições estão lidando com o empreendedorismo, por entender que elas têm um papel fundamental para formar a futura geração dos brasileiros que irão criar inovação e empregos para o país.  

Fonte: Agência Sebrae

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.