x

Economia

Arrecadação de impostos apresenta nova queda em setembro

Estudo feito por especialistas diz que houve queda de 7,3% nas arrecadações da União em relação a setembro de 2015.

18/10/2016 10:25:18

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Arrecadação de impostos apresenta nova queda em setembro

Estudo feito por especialistas diz que houve queda de 7,3% nas arrecadações da União em relação a setembro de 2015.

De acordo com um levantamento feito por economistas da FGV, o mês de setembro registrou nova queda no recolhimento de impostos federais. A queda foi de 7,3% em setembro deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2015.

Feito pelos economistas José Roberto Afonso e Vilma da Conceição Pinto, o estudo usa como base os registros do Siafi (Sistema Integrado de Administração Financeira) do governo federal.

Apesar de diferir dos números apresentados pela Receita Federal, os dados dos especialistas costumam estar próximos dos oficiais.

Em agosto, por exemplo, o mesmo estudo havia apontado para uma redução de 9% nas arrecadações da União, em relação a agosto do ano anterior. O valor oficial da Receita, por sua vez, apontou para uma redução de 10% – o pior dos últimos sete anos.

O dado oficial da Receita Federal para setembro deve ser divulgado nos próximos dias.

“Mesmo comparando com uma base já muito ruim [setembro de 2015], os decréscimos seguem muito fortes e até acelerando, como no caso daCofins”, lamenta Afonso.

Fonte: Grupo Skill

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.