x

Economia

Cai o endividamento das famílias

Dívidas com o sistema financeiro passou de 43,3% em julho para 43,1% em agosto, de acordo com o BC

26/10/2016 14:05:50

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Cai o endividamento das famílias

O endividamento das famílias brasileiras com o sistema financeiro passou de 43,3% em julho para 43,1% em agosto, conforme dados divulgados nesta quarta-feira (26/10) pelo Banco Central.

A instituição começou a fazer o levantamento em janeiro de 2005 e o retrato sobre o nível de dívidas brasileiras passou a ser incorporada na nota de crédito pelo BC em agosto de 2015.

O cálculo do BC leva em conta o total das dívidas dividido pela renda no período de 12 meses e incorpora os dados da Pesquisa Nacional de Amostragem Domiciliar (PNAD) contínua e da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) , ambas do IBGE.

Se forem descontadas as dívidas imobiliárias, o endividamento apresentou uma baixa em agosto, ficando em 24,4% da renda anual. Em julho, estava em 24,6%.

Ainda segundo o BC, o comprometimento de renda das famílias com o Sistema Financeiro Nacional (SFN) permaneceu estável em agosto (22,2%). Descontados os empréstimos imobiliários, o comprometimento da renda seguiu em 19,7%

Fonte: ESTADÃO CONTEÚDO

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.