x

Economia

Reorganização iria desnacionalizar JBS e não é melhor opção, diz BNDES

Banco é sócio de 20% da empresa e vetou plano de reestruturação. Proposta era criar empresa no exterior para reunir 85% da geração de caixa.

27/10/2016 08:28:05

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Reorganização iria desnacionalizar JBS e não é melhor opção, diz BNDES

O plano de reorganização societária da JBS não era a melhor alternativa para a companhia e implicaria em uma desnacionalização da empresa, afirmou o BNDES, em comunicado, justificando o seu veto ao projeto. O  BNDES, por meio do seu braço de investimentos em participações, a BNDESPAR, é dono de 20,63% do capital da companhia.

Leia abaixo a íntegra do comunicado do BNDES:

O apoio da BNDESPAR à JBS teve início em 2007, por meio de participação acionária e, posteriormente, debêntures conversíveis. À época, a JBS era uma empresa pouco internacionalizada, com receita de aproximadamente R$ 4 bilhões ao ano. Hoje a JBS é uma empresa brasileira líder global no setor de proteínas, com vendas anuais de R$ 163 bilhões e presença em todos os continentes.

A BNDESPAR detém 20,36% do capital social da JBS S/A e é signatária do Acordo de Acionistas da Companhia, que lhe confere certos direitos, dentre eles o direito de veto a reorganizações societárias.

Em relação ao cancelamento da reorganização societária da JBS S/A, anunciado nesta quarta-feira (26/10/2016), a BNDESPAR informa que vetou a operação porque não a considerou como a alternativa que melhor atende aos interesses da companhia e de seus acionistas.

A BNDESPAR, zelando por seus deveres fiduciários enquanto parte da coletividade de acionistas da companhia, age de forma a proteger os interesses da empresa na qual investiu.

A reorganização proposta, ao prever a transferência da propriedade de ativos que representam aproximadamente 85% da geração do caixa operacional da JBS para uma companhia estrangeira, implicaria na desnacionalização da empresa e alteraria substancialmente os direitos e deveres conferidos a todos os acionistas, com repercussões de diversas naturezas, e submetendo-os a legislação e jurisdição estrangeiras.

A BNDESPAR reitera seu total apoio à JBS e permanece aberta para avaliar outras alternativas de reorganização societária que venham a ser apresentadas pela companhia.

Fonte: G1 - São Paulo

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.