x

Economia

Brasil cai no ranking da competitividade global

Relatório do Banco Mundial destaca redução da burocracia no país, mas as melhorias não foram suficientes para acompanhar as demais economias

27/10/2016 08:38:12

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Brasil cai no ranking da competitividade global

O Brasil caiu sete posições no ranking Doing Business, organizado pelo Banco Mundial (Bird). No relatório, que analisa a capacidade de 190 economias fazerem negócio, o país aparece na 123° colocação. Na edição anterior do ranking, a economia brasileira era classificada na posição 116.

O relatório aponta que 137 países realizaram reformas em 2015 para melhorar o ambiente de negócios. Mas no caso do Brasil, o Bird considerou que as reformas feitas não foram suficientes para melhorar a competitividade.

Mas nem tudo o que foi feito por aqui no ano passado foi em vão. O relatório cita mudanças positivas, como a redução no tempo para se abrir empresas, melhoria possibilitada por sites dedicados a diminuir a burocracia para o empreendedor.

Também foram destacadas melhorias nos procedimentos para exportação e importação. Para as importações, o relatório mostra que o tempo médio para realizar a operação caiu de 146 horas para 120 horas. No caso das exportações, a redução foi de 42 horas para 18 horas.

Já na área estritamente tributária, a crítica do Bird foi para o tempo gasto para se pagar impostos no país, especialmente no caso do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e das contribuições trabalhistas.
 
O ranking traz a Noruega como tendo o melhor ambiente de negócio entre os 190 países pesquisados, seguida por Cingapura e Dinamarca.

Fonte: Redação DC

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.